quinta-feira, junho 28, 2012

Confira os artigos do Boletim Petróleo, Royalties & Região de junho

A edição de junho do Boletim Petróleo, Royalties & Região, que sempre rende pauta para os coleguinhas da área de economia, está no ar aqui. Confira abaixo os resumos dos artigos:

O petróleo e o Noroeste Fluminense: repercussões prováveis


Artigo analisa dados econômicos e demográficos do Noroeste do Rio de Janeiro. Região fluminense apresenta tendências opostas às do restante do estado, com crescimento no setor agropecuário e desindustrialização. Relação é desigual até mesmo em relação à região vizinha, no Norte Fluminense, que registra crescimento industrial com a atividade do petróleo.


A tecnologia entre o uso da natureza e o desenvolvimento sustentável

Artigo discute as noções de técnica e tecnologia, aplicadas ao debate do desenvolvimento sustentável Autor argumenta que “a tecnologia não pode ser entendida somente como um instrumento de produção”, sendo antes entendida como integrante das “relações sociais de produção”.

O princípio da justiça intra e intergeracional: uma teoria para a destinação das rendas de hidrocarbonetos

Autores discutem o conceito de “justiça intergeracional” e questionam a sua aplicabilidade e pertinência. Artigo aponta noção distinta, onde ganha protagonismo a ideia de “unicidade da espécie humana e da sua relação com o seu território e/ou com a natureza”.

Nenhum comentário:

users online