quinta-feira, julho 15, 2010

Enquanto isso, em Quissamã...

Coreto será restaurado com recursos do Governo do Estado


Da Assessoria da PMQ

O governo estadual assinou convênio com a Prefeitura de Quissamã,através da Fundação Municipal de Cultura e Lazer, liberando verba para aumentar a valorização da cultura do município. Com base no PADEC (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro), a Fundação Cultural recebeu cerca de R$ 136 mil para fomentar aspectos de caráter cultural, representando um ganho para o resgate da história local. O documento foi assinado, na última semana, pelo prefeito Armando Carneiro, a presidente da Fundação, Rossana Vieira, e a secretária do Estado de Cultura, Adriana Rattes.

“Apresentamos um dos melhores projetos culturais”, garantiu Rossana,afirmando que 58 municípios dos 92 que compõem o Estado foram beneficiados pelo PADEC. Segundo explicou, o total do convênio conta com uma parceria entre os governos federal e estadual, além de um aporte menor do município. “No último ano, estabelecemos parcerias com as diferentes instâncias governamentais, que, aliado à qualificação da equipe da Fundação, gerou a possibilidade de pedido de repasse de verba”, ressaltou.

A verba será destinada a três propostas culturais. Uma delas refere-se à restauração do coreto na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro (inaugurado em 1915 e tombado pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1985). “Durante o evento, o Governo do Estado teve um tratamento todo especial com Quissamã muito em função deste tombamento pelo INEPAC”, destacou a presidente da Fundação.

Os outros projetos beneficiados pelos recursos são o inventário do conjunto histórico do Centro, estabelecendo todos os detalhes históricos e estruturais dos casarios desta área do município; o de confecção de mobiliário da terceira sala do Museu Casa Quissamã, expondo documentos referentes ao Barão de Santa Rita; e mobiliário para exposições temporárias do salão principal do Museu. Segundo Rossana, todas as propostas já deverão estar implementadas até o final do ano.

[Mais da série Enquanto isso]

Nenhum comentário:

users online