segunda-feira, agosto 27, 2007

Palavras, palavras, palavras

Renan Calheiros não é Collor, que não é Lula, que não é FHC. Mônica Veloso não é Tereza Collor, que não é Nicéia Pitta, que não é Fernanda Karina Somaggio. Mas não há um momento em que todos eles parecem ter vindo de uma mesma ficção? De um mesmo mundo noticioso que nem mais tem a ver com verdade, mas apenas com o suprimento diário de “conteúdo” e entretenimento?

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

Tô em campanha!

Mônica Veloso para presidente da Fenaj!

sábado, agosto 25, 2007

A AIC vive, viva a AIC!

"... Esses, entre outros assuntos, me ocorreram quando da reunião da Associação de Imprensa Campista (AIC), no último sábado, quando tive a oportunidade de rever velhos e nem tão velhos colegas. Foi gratificante constatar que ainda há vida inteligente entre nós.

Gostei da oxigenação do debate, que mescla a experiência de um bravo de outras lutas como Orávio de Campos e o apoio entusiástico dos mais jovens, que com o ímpeto próprio podem fazer da AIC uma entidade um fórum de debates e de inserção nas causas da comunidade.

Falou-se de política e de políticas, de diretrizes para que a entidade se mantenha com a devida dignidade (sem depender do poder público!), da necessidade do aprimoramento profissional, além da responsabilidade social de uma respeitável entidade, que deve se inserir nas lutas comunitárias e discutir os temas contemporâneos para que a nossa profissão possamos melhorar a nós mesmos, a partir daí, tentarmos melhorar a sociedade em nossa utopia possível. Da necessidade de assumir-se enquanto grupo social que tem como princípio básico voltar-se para a defesa das liberdades, dos mais fracos e oprimidos, na busca da justiça social."

Do coleguinha Paulo Renato Porto, em artigo publicado pelo jornal O Diário, de 23/08/07. Íntegra aqui.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Ninguém é de ferro

A boa de hoje em Campos é o samba do Galocantô no jardim do Palácio da Cultura, às 19h.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Na Rede na rede

O jornal Na Rede, do bravo coleguinha Álvaro Marcos, está com site novinho. Aqui.

A Agência Jorge Rocha Press informa:

Os audios das palestras do IV Seminario sobre Convergencia Digital e Cibercultura, da Uiversidade Fumec (BH), estao arquivados aqui.

quarta-feira, agosto 22, 2007

Fotos do dia

Fotos: César Ferreira



Estas são fotos de hoje. E nada mais tenho a dizer.

segunda-feira, agosto 20, 2007

Alguém de olho

Na condição de delegado do Sindicato Estadual dos Jornalistas, o coleguinha Adelfran Lacerda enviará ao Cefet-Campos documento onde questiona o edital divulgado para preenchimento de vagas na Uned-Guarus. Há uma vaga para jornalista, mas com previsão de carga horária semanal de 40 horas, contrariando a regulamentação da profissão — que prevê 25 horas semanais.

História do Rio

A UFF está com inscrições abertas para um curso que parece interessante. É uma especialização de 405 horas em História do Rio de Janeiro. Mais informações aqui.

A viagem do prefeito

A presunção da inocência é um princípio constitucional e um dos elementos lembrados aos jornalistas pelo código de ética da profissão. É o clássico pressuposto de que “ninguém é culpado até prova em contrário”. Talvez por isso, e pela notória parcialidade de quem levantou a denúncia, não se levou, inicialmente, muito a sério a história de que o prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, havia deixado o país no final de julho sem cumprir o obrigatório ritual de transferência do cargo ao vice, Roberto Henriques, e sem comunicar a viagem à Câmara de Vereadores.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

sexta-feira, agosto 17, 2007

Sobrevida

Casal Garotinho consegue liminar e volta a ser "elegível". Aqui.

quinta-feira, agosto 16, 2007

Francamente

Se foram apenas onze manifestantes, como noticiou o Globo On, por conta de quê o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral fizeram referência, em seus discursos, nesta tarde em Campos, à pequena manifestação de professores e alunos do Cefet? Seria falta de assunto ou muita vontade de colocar azeitona na empada do Psol?

quarta-feira, agosto 15, 2007

Imprima seu convite aqui no urgente!


Imprima aqui o seu convite para assistir hoje, em primeira mão, às 19h30, no Palácio da Cultura, a um episódio da minissérie de terror Nightmares & Dreamscapes (The Stories of Stephen King). Os convidados participarão de sorteio de brindes cedidos pelo Warner Channel. A exibição do filme é uma parceria da NET Campos com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, e a disponibilidade do convite para impressão no urgente! foi autorizada pela Net.
Para imprimir, clique na imagem para ampliá-la.

terça-feira, agosto 14, 2007

Encontro de professores de jornalismo

Atenção coleguinhas professores de jornalismo do Rio e do Espírito Santo. Vem aí a terceira edição do Encontro RJ-ES. Será em Vila Velha (ES), nos dias 26 e 27 de outubro. Preparem seus trabalhos e fiquem atentos às chamadas. Leia mais sobre os preparativos aqui.

No ano passado, o encontro foi realizado na PUC-Rio. A primeira edição foi realizada no Sesc Mineiro de Grussaí, em São João da Barra (RJ).

segunda-feira, agosto 13, 2007

Os tranqüilos

Entre os muitos mistérios da política, um me intriga especialmente: por que diabos, quando metidos em encrencas, os políticos imediatamente se dizem “tranqüilos”, como se isso quisesse dizer algo sobre sua inocência ou tivesse alguma relevância. O sujeito está lá, sendo acusado de desvio, corrupção, ou algo que o valha, e se diz “tranqüilo”. Qualquer pessoa honesta não ficaria “tranqüila” em uma situação dessas.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

sexta-feira, agosto 10, 2007

Pérolas da publicidade






Quer ver mais besteirol publicitário? Clique aqui.

quinta-feira, agosto 09, 2007

Algo novo na Bahia


Sempre tem um espírito de porco querendo chacoalhar a mesmice do jornalismo. Baixe aqui em PDF a revista Metrópole, de Salvador.

terça-feira, agosto 07, 2007

Célebre, de fato

Sérgio Cardoso

Em qualquer evento de Comunicação, em qualquer lugar da América Latina, José Marques de Melo merece ser tratado como estrela, com todas as reverências devidas a um convidado muito especial. Presidente da Intercom, Marques de Melo é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área de comunicação.

E o que impressiona é a disciplina e humildade com que participa de congressos, seminários, colóquios, misturando-se na platéia, conversando com os estudantes, assistindo às palestras dos mais moços.

Foi assim no último final de semana, durante o Congresso Extraordinário da Fenaj que aprovou o novo Código de Ética dos jornalistas brasileiros. Ele estava lá como um dos convidados, e ocupou, claro, um lugar à mesa. Mas muito pouco falou, não procurou brilhar mais que a estrela da noite — o jornalista Sérgio Murilo, que tomava posse para mais uma gestão na presidência da Fenaj — e, no dia seguinte, estava na plenária, entre observadores e delegados, para assistir à conferência do jornalista colombiano Javier Darío Restrepo.

O entrevistei para uma matéria que sai amanhã no Monitor. Me atendeu com a gentileza de um professor dedicado, e confirmou as minhas expectativas de que, definitivamente, estrelismo e afetação não combinam com jornalismo.

sexta-feira, agosto 03, 2007

Da Agência Bira de Charges, Quadrinhos e Assemelhados:


Mais charges do Bira aqui.

quinta-feira, agosto 02, 2007

Bom programa


Luiz Fernando Veríssimo, hoje, 19h, no Palácio da Cultura. Vale pelo papo e pelo show, em seguida, da sua versão saxofonista.

users online