sexta-feira, março 30, 2007

A Agência Jacqueline Deolindo Press informa:

O curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Pe. Humberto está com inscrições abertas para o curso "Produção de Audiovisual", com ênfaseem documentário. Serão quatro sábados alternados, com duração dequatro horas cada aula, das 13h às 17h, com início em 14 de abril.Podem participar profissionais e admiradores da arte cinematográfica,mesmo amadores. Com carga exclusivamente teórica, a programação docurso inclui leitura de audiovisuais, produção de roteiro,movimentação de câmera, projeto de edição e esquema de distribuição defilmes para o mercado e para festivais. O valor do investimento é R$45, com certificado. As inscrições devem ser feitas com antecedênciana coordenação do curso, de quarta a sexta, das 18h às 22h.Mais informações no site da Fundação São José (www.fsj.edu.com) oupelo telefone (22) 3824-8181.

A Agência Eduardo Meditsch Press informa:

Saiu o livro "A voz da Aldeia: o rádio local e o comportamento da informação na nova ordem global", do colega Leandro Ramires Comassetto. É fruto de uma bela tese de doutorado orientada pela Doris Haussen na PUC-RS. Pode ser pedido pedido pelo email editora@insular.com.br

Baú

Para quem gosta dos Beatles, o Paraíso é aqui.

quarta-feira, março 28, 2007

Figuraças do Açu

Uma matéria sobre o Açu antes do porto. Aqui.

segunda-feira, março 26, 2007

Corrigindo a História

Futebol é foda. Graças ao dedo mindinho de Bruno aos 45 do segundo tempo, o gol mil de Romário terá um desfecho digno: domingo, dia 1º de Abril.

Literatura na Terra Plana

Está previsto para sair em maio o livro de poesias de Adriano Moura, pela 7 Letras. O sujeito anda produzindo a mil, inclusive para teatro. No próximo ano, pretende montar alguma das peças que tem na gaveta.

Uma crônica de presente

Dona Campos chegou atrasada para o seu aniversário. Estava cansada. Passava por dias difíceis. Estava naquele momento da vida em que os parentes começam a fazer balanços, reconstruindo sua história para parecer crível, virtuosa, vitoriosa. Mas Campos tinha experiência suficiente para saber tratar-se de uma farsa. Ela sabia ser, na verdade, alguém de uma melancolia sem fim.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

domingo, março 25, 2007

Anus JK

"Inicia-se assim, no mais importante bairro da Zona Sul, a batalha contra o clima elevado que impera no Rio, cidade que, sob o ponto de vista democrático e político, é a mais importante de toda a zona tropical, no mundo inteiro. A iniciativa levada a efeito pelo corretor Orlando Macedo, dono de todos os apartamentos do edifício, inaugura entre nós uma solução que muitas outas cidades estrangeiras, com um clima igual ao nosso, há muito já adotaram". No pé da capa, a notícia que verdadeiramente interessava: "Menos dez cruzeiros por quilo de arroz importado".

Altas horas

Agora no programa Altas Horas - cobertura exclusiva do Urgente! - um padre-desses-aí discursava que a diminuição da maioridade penal é uma merda porque "o país só vai andar para frente quando os nossos jovens forem felizes e terem perspectivas na vida". Depois, anunciou que está à procura de ajuda para um projeto que recruta Jovens para a Paz. Ele deu o ponto final no discurso, o público aplaudiu, e o apresentador apresentou: "Senhoras e Senhores, com vocês, D2!"

sexta-feira, março 23, 2007

Cinema (Documentarios) no Sesc Campos

Durante o mês de abril, o Sesc Campos exibirá documentários seguidos de bate-papo as quartas-feiras e realizará workshops as quintas-feiras com os debatedores dos filmes exibidos.
A proposta do evento, que tem curadoria de Alexandro F., é a de fortalecer a importância de pensar e debater o cinema, estimular o público a se posicionar criticamente em relação ao que lhe é exibido, também estimular e incentivar a prática da produção audiovisual em nossa cidade.
Programação:
04/04 - Exibição do Documentário Nem Gravata Nem Honra (de Marcelo Masagão)
Este filme terá coomo debatedor Gerson Dudus (Mestre em Comunicação e Cultra e Escritor)
05/04 - Workshop sobre a produção cultural e filosófica do Amor na Contemporaneidade (Gerson Dudus)

11/04 - Exibição do Documentário À Margem da Imagem (de Evaldo Mocarzel)
Este filme terá como debatedor Victor Van Ralse (Cineasta, ministra aulas e documentário, edição e som em projetos sociais)
12/04 - Workshop sobre Realização de Documentários (Victor Van Ralse)

18/04 - Exibição do Documentário Nascidos em Bordéis (de Zana Briski / Ross Kauffman)
Este filme terá como debatedora Biah Werter (Cineasta, Produtora de filmes e Festivais de Cinema, integrante do Núcleo Cine8 de Cinema)
19/04 - Workshop sobre Produção de Filmes e Festivais (Biah Werter)

25/04 - Exibição do Documentário A Marcha dos Pingüins (de Luc Jacquet)
Este filme terá como debatedor Alexandre Bragança (Cineasta, Diretor de Fotografia)
26/04 - Workshop sobre Direção de Fotografia e Captura de Imagens

quinta-feira, março 22, 2007

Deu na Meio e Mensagem

Circulação média diária dos principais jornais populares brasileiros
(Incluindo sábados e domingos)

1. Extra -RJ- -Globo- 267,2 mil.
2. Diário Gaúcho -RBS- 152,1 mil.
3. SuperNoticia-MG- -Sempre- 135,2 mil.
4. Meia Hora -RJ- - O DIA- 129,9 mil.
5. O DIA -RJ- - O DIA- 122,3 mil.
6. Agora -SP- Folha de SP- 81,0 mil.
7. Expresso -RJ- -Globo- 38,9 mil.
8. Aqui -MG- Diários Associados - 34,8 mil.
9. Hora de Santa Catarina -RBS- 32,1 mil.
10. Noticia Agora -ES- Gazeta- 18,6 mil.
11. Aqui GBH -MG- Diários Associados -15,9 mil.
12. Aqui -DF- Diários Associados- 14,7 mil.

Fonte: MEIO E MENSAGEM - Março 2007

quarta-feira, março 21, 2007

Suspeitei desde o princípio

Pesquisa da Andi confirma a velha suspeita de que a mídia brasileira não gosta de falar de si. E quando o faz, evita os temas que realmente importam. Aqui.

terça-feira, março 20, 2007

Nossos comerciais, por favor!


Festival de Vídeos

Estão abertas as inscrições para o I Festival de Vídeo de Itaperuna - Cenas do Cotidiano, organizado pelo curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Pe. Humberto. Contato e informações aqui.

Quem tem medo da TV Pública?

Sinceramente não entendo a gritaria geral que toma conta da mídia quando o governo anuncia que estuda a idéia de formar uma rede pública de TV. Com sua retórica teatral, Arnaldo Jabor, por exemplo, bradou na rádio CBN a defesa da democracia e atacou o surto autoritário do PT, considerando-o, neste tema, um retrocesso diante do período do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Só pode ser medo de perder participação no volume de recursos publicitários do governo.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.
Ou no Monitor Campista. Aqui.

sexta-feira, março 16, 2007

Oficina de Notícias - Capa

Agora dá pra ver no blog da oficina de produção de texto jornalístico a reprodução do pequeno impresso que circulou na faculdade com parte dos textos da moçada. Aqui.

Nossos comerciais, por favor!


quarta-feira, março 14, 2007

Para experimentar a correria

Definir o perfil de uma publicação, pautar, apurar e redigir em apenas três horas. Este foi o desafio enfrentado por 17 alunos de comunicação da Fafic, do primeiro ao oitavo período. O resultado está aqui.

terça-feira, março 13, 2007

Ventura

Quietinho, na dele, assim como quem não quer nada, o estudante de jornalismo João Ventura tem mandado bem nas crônicas que publica no Monitor Campista. Acho que ele pensa que ninguém está notando. Para cadastrados no site do jornal, o caminho é por aqui.

segunda-feira, março 12, 2007

Nossos comerciais, por favor!


Ex-militares pedem apoio ao Centro de Mídia Independente

Parece mentira, mas não é. Vejam estsa carta assinada por Jaime Nascimento, ex-militar e líder do grupo de "ex-militares prejudicados pela Ditadura" que pede apoio à prestadora de serviços CMI. "Há 15 dias O Grupo de Ex-Cabos da FAB sobre minha orientação, vem enviando várias reclamações ao Governo Federal, com artigos de suas autorias para serem publicadas pela Redação do Centro de MídiaIndependente, com o objetivo de chamar atenção das autoridades governamentais, no sentido de que se cumpra a Lei 10.559/2002 que assegura os direitos líquidos dos Ex Militares prejudicados pela Ditadura Militar. Infelizmente só foi publicado um artigo, onde precisamos da publicação de todos os artigos enviada a esta Empresa de Comunicação via Internet, por ser uma prestadora de serviços dasmais conceituadas e com seus relevantes trabalhos de divulgações dematérias em todo Brasil. Atenciosamente aguardando respostas. Jaime Nascimento Ex Militar e Liderdo Grupo.

Um pouco de história

Na cobertura da visita do presidente Bush, a imprensa brasileira não observou uma coincidência histórica interessante: justamente neste março se completam 60 anos do lançamento da Doutrina Truman, a resposta norte-americana à chamada ameaça comunista que polarizou o mundo depois da Segunda Guerra Mundial. Ao tocar o solo brasileiro, com toda a imponência típica de um chefe imperial, Bush reafirmou com a sua presença quem é que manda no pedaço.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

domingo, março 11, 2007

Perguntar não ofende

O que faz um outdoor em São Gonçalo, município vizinho a Niterói, comemorando a união entre Lula, Cabral e Mocaiber?

sexta-feira, março 09, 2007

Quem poderá nos defender?

Numa mesma semana morrem Baudrillard e o Capitão América. O mundo está agora mais carente de heróis.

O homem certo

Quer dizer então que Claudeci das Ambulâncias é indicado para a Secretaria de Transportes de Campos. Parece perfeito para o cargo.

terça-feira, março 06, 2007

A Agência Gerson Martins Press informa:

Perder bons jornalistas

Gerson Luiz Martins - Professor da UFRN

A situação atual do processo de estágio realizado em boa parte dos cursos de jornalismo determina a perda de bons e talentosos jornalistas. É necessária e urgente a implantação, em todos os Estados, da regulamentação do estágio em jornalismo, conforme a proposta da Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj e com o endosso do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, FNPJ. O processo atual está viciado e não colabora para o aprimoramento do jornalismo, serve apenas de mão-de-obra barata para as empresas. É importante deixar muito claro. Estágio em jornalismo é proibido, ilegal. Se denunciado ao Ministério Público do Trabalho, as empresas poderão ser autuadas e multadas.

De outro lado, os cursos de jornalismo não podem mais fechar os olhos para essa realidade e tampouco a Federação Nacional dos Jornalistas pode ficar insensível à questão. Para os cursos de jornalismo o estágio se tornou um obstáculo ao desenvolvimento de projetos, pesquisas e atividades de extensão. Estudantes de jornalismo interessados e com bom nível de aprendizagem muitas vezes são seduzidos pelas oportunidades de "estágio". Essa situação seria, de certa forma, mais tranqüila. Contudo o processo comprovou que muitos "estagiários" estão nas redações única e exclusivamente por meio de "QI" (quem indica). Muitos "estagiários" não possuem as condições mínimas de trabalho, despreparados e terminam por incorporar muitos vícios do trabalho cotidiano. E por não dominar o processo de produção jornalística, ficam mais suscetíveis a essas situações.

Assim, temos estudantes sem qualificação ética, sem conhecimento suficiente para estarem em processo de estágio. Sabe-se, pelos próprios estudantes, que as redações estão cheias de "estagiários". Esses não têm supervisão, têm problemas crônicos de texto, ganham muitos vícios e poucas virtudes. De outro lado, bons alunos ficam fora, não tem oportunidade. Por isso é imperativo a implantação imediata da regulamentação do estágio. Essa regulamentação é realizada entre três partes: a universidade, a empresa e o sindicato. A empresa disponibiliza as vagas, a universidade seleciona os estudante mais qualificado e o sindicato fiscaliza que o trabalho seja supervisionado por profissionais da redação e por professores designados para essa tarefa.

Sempre soubemos, em todas as áreas profissionais, que é Estágio Supervisionado. Foi dessa forma institucionalizado o estágio acadêmico/profissional no país e criadas entidades especialmente para administrar o processo como o CIEE e o Instituto Euvaldo Lodi, ligado ao sistema das federações das indústrias em cada Estado. Jornalismo é muito mais do que talento, é capacidade para a produção jornalística e tudo que isso implica. O estágio irregular prejudica a profissão, os profissionais e principalmente os estudantes, assim como o leitor, o consumidor de notícias. Só ganha o empresário que não se importa com a qualidade, com a credibilidade, o mau empresário. É importante que os estudantes de jornalismo promovam debates sobre a questão do estágio, que, na área de comunicação, afeta somente o jornalismo. Os estudantes deveriam criar uma ENEJOR, a exemplo da Enecos, entidade estudantil que promove discussões sobre a melhoria dos cursos da área, para debater este e outros assuntos de interesse específico dos estudantes de jornalismo.

Com o estágio regulamentado ganham todos, pois bons estudantes de jornalismo, com excepcional "talento", entendido como capacidade intelectual, criativa, profissional e acadêmica, terão oportunidade de experimentar o cotidiano das redações, promover a qualidade da formação e a qualidade do trabalho jornalístico, além de apresentar aos empresários excelentes e potenciais profissionais para contratação futura.

Publicado pelo jornal Tribuna do Norte
Mais artigos sobre jornalismo no site do professor. Aqui.

segunda-feira, março 05, 2007

Menino, que coisa!


Quando o sujeito acredita que já viu de um tudo nas relações espúrias entre veículos de comunicação e o poder, aparece uma coisa como esta aqui (em matéria do jornalista José Paulo Lanyi, acessível para cadastrados no comunique-se). O Diário do Grande ABC, jornal regional do interior de São Paulo, estampou propaganda do prefeito de São Bernardo do Campo fingindo estar fazendo publicidade do próprio jornal. Uma jogada casada tão óbvia quanto risível. Para o prefeito Dib pode ser bom, mas para o jornal é péssimo.

Sugestões para um Manual do Prefeito

Se um dia me tornasse prefeito de alguma cidade, adotaria regras que possivelmente assustariam alguns assessores e até mesmo poderiam provocar o encurtamento do mandato.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

domingo, março 04, 2007

"Obras a 514 passos"

Uma placa com ares de oficial, colocada na esquina das ruas Mem de Sá com Lavradio, na Lapa, indica aos passantes que há obras sendo feitas a 514 passos a partir daquele ponto. Pelos meus cálculos, a metragem pode desembocar num Ciep ou no principal centro de maçonaria do Brasil, onde aliás existe uma sala secreta com a ex-cadeira de Don Pedro I. Pode ser mensagem subliminar. Repórter preguiçoso que sou, não apurei o destino da indicação. Se fossem uns 300 passos ainda arriscava.

sábado, março 03, 2007

Até a próxima

Enquanto na Dinamarca mais de 400 "jovens baderneiros e rebeldes" de quatro países já foram presos ao protestarem contra a venda de um antigo centro hippie, por aqui perde força (se é que ganhou) a campanha que o publicitário Nizan Guanaes lançou depois da morte do menino João Hélio. "E aí, não vamos fazer nada?", pergunta ele em cartazes na Cinelândia, como se tivesse feito grande coisa. Na época, uns imbecis de outro planeta chegaram a propor até cancelar o carnaval. No domingo de folia, um avião passou pelo Posto 9 em Ipanema com uma faixa da campanha. Naquela tarde, o povo muderno bateu palmas para a iniciativa antes de aplaudir o pôr-do-sol. Foi um sucesso. Teve gente que até segurou o baseado na boca para ficar com as mãos livres. Me chamem do que quiser, mas uma tragédia daquela é mesmo para ser esquecida - sorte dos que conseguem. Eu pedi a conta. Estou aqui só tomando uma saideira.

O preço da notícia

Depois do Jornal O Dia anunciar quinta-feira numa manchete ridícula o novo preço do jornal, a R$ 1, o Jornal Extra lançou hoje uma promoção a R$ 0,90 por "tempo limitado" para "comemorar o aniversário do periódico". O anúncio conta até com chamada improvisada na TV. Desde agosto do ano passado, o Jornal do Brasil baixou seu preço para R$ 1 e bateu O Dia em vendagem nas bancas.

Novo empreendimento

O ex-urgentista, ex-campista e ex-homossexual João Paulo Arruda vai estrear um blog sobre diversão no futuro site do Jornal Extra. Há alguma possibilidade disso dar certo?

sexta-feira, março 02, 2007

Carnificina

Agora é o cinema que morreu, por Neal Gabler. Aqui.

Fedentina geral

O jornalismo morreu e outras notas sobre a podridão, por Jorge Rocha. Aqui.

users online