sexta-feira, dezembro 29, 2006

Morreu de susto

Admirador da voz de Elis Regina, vi ontem o especial da Rede Globo Por toda a minha vida, em homenagem a cantora, morta em 1982. Produção caprichada que mostrou momentos da vida da cantora desde sua infância. Muita coisa ficou de fora, como, por exemplo, os motivos que levaram ao fim seus dois casamentos. Mas, como meu interesse não girava em torno de sua vida pessoal, tudo bem, deixa pra lá.

Porém, o roteiro água com açúcar, conduzido pela magrelinha Fernanda Lima, ignorou por completo a(s) causa(s) da morte de Elis. A própria Fernanda Lima disse no início do especial: “Se você nunca ouviu falar de Elis Regina, é uma ótima oportunidade para conhecer esta estrela...”.

Pois bem, o especial foi rolando, rolando, até chegar á última noite de vida de Elis. Ela recebeu naquela noite o seu novo namorado. Diz o roteiro: “Até hoje ele evita falar sobre aquela noite....” e segue adiante: “... Elis estava preocupada com seu novo disco, estava insegura...”. No dia seguinte, pela manhã, o namorado encontra Elis morta no seu quarto.

Fiquei com a impressão de que Elis morreu de angústia! Você, que não conhece a história desta fantástica cantora, saiba que ela adorava um whiskinho com cocaína. E nos últimos anos de vida, como suas narinas não suportavam mais, ela usava supositórios da droga. Era uma estrela.

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Aviso aos credores

Estou entrando em férias neste momento. Continuem na companhia de Felipe Sáles, Rodrigo Florencio e Alexandro Florentino. Fui.

Boato infundado

Não é verdade que o ataque a um ônibus que vinha do Espírito Santo e seguia para São Paulo seja mais uma manifestação da xenofobia dos cariocas. Como diria Tutty Vasques: ô raça!

Jornalismo preguiça

Escrevo este post enquanto ouço a CBN. A cobertura da última onda de violência no Rio está ancorada no declaratório das fontes oficiais. Secretário de segurança, prefeito do Rio, delegado, sempre com aquelas frases feitas. O jornalismo, assim, contribui pouco para mostrar os fatos como eles se deram. O furo, a entrevista com a versão carioca do Marcola, a voz das comunidades, são versões que ainda não apareceram no noticiário.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Esforço jornalístico

César Ferreira
Veja o leitor até que ponto chega o compromisso profissional de um repórter urgentista. Menino pacato e caseiro, Felipe Sáles (foto) foi pautado pelo urgente! para fazer uma matéria sobre botequins, pés-sujos e assemelhados. Avesso a estes ambientes, o bravo repórter teve que superar seus limites pessoais para empreender uma apuração digna do seu talento. A reportagem é aguardada com ansiedade pela editoria deste blog.

Ainda existem jornalistas de verdade

Escrevo sob impacto da leitura da carta de despedida que o repórter Rodrigo Viana, demitido da TV Globo, enviou a colegas de profissão no último dia 19 e foi publicada pelo portal UOL no dia seguinte. Trata-se de um documento histórico, uma aula de jornalismo, e uma leitura recomendável para todos os que ainda acreditam que esta atividade pode e deve ter compromisso com a verdade, com a transparência, com a cidadania e com a democracia.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Talento Goytacaz

Mais um talento campista mostra sua poesia na internet, dessa vez com o sucesso do funk "Bubu". Confira os versos:

Saí daqui de Campos e fui lá pra Zona Sul
Conheci uma gatinha que se chamava Bubu
Marquei na casa dela pra curtir um baile bão
Cheguei adiantado sete hora no portão
Sua mãe falou pra mim que Bubu não vai mais não
Porque ela tá doente entra lá pra você vê
Já tá delirando e só chama por você

Bubu cê tá doente
Bubu cê tá quentinha
Bubu cê tá com febre
Bubu cê tá molhadinha

O Urgente! recomenda


MC Careca, com seu sucesso Festa na Roça, protagonizado nos canaviais da terra Goytacaz.

Feliz 2007

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Demitido, repórter acusa TV Globo de manipulação na cobertura eleitoral

Depois da demissão ao vivo do jornalista da TV Globo José Messias Xavier - acusado de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis no Rio -, outro jornalista é demitido e acusa a Rede Globo de manipulação na trasmissão do processo eleitoral deste ano. Mais do mesmo.

terça-feira, dezembro 19, 2006

[momento am]

César Ferreira

Abraços para o caro amigo Gileno Azeredo, que não quer fazer feio nas festas de final de ano.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Pobres povos de cidades ricas

Números, números, como são enganosos esses números. Nesta semana, o IBGE divulgou estudo que compara a participação dos municípios no PIB (Produto Interno Bruto) do país entre 1999 e 2004 e constatou o encolhimento de algumas capitais e o crescimento de algumas cidades de porte médio. Campos teve crescimento de 0,8% na sua participação no período, mantendo-se na sexta colocação nacional. Macaé mostrou-se orgulhosa com a sua inclusão, pela primeira vez, entre as dez maiores participações no PIB, em oitavo lugar.

A festa dos macaenses só não foi maior porque não viram graça em comemorar a oitava colocação quando Campos tem a sexta.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Guardou o peru pro Natal

SP: açougueira mata, esquarteja e congela marido. Leia.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Meus heróis do momento

Uma categoria profissional com menos de três mil integrantes. A grande maioria formada por militares. E mesmo assim capaz de ocupar a agenda nacional ao escancarar os problemas que enfrentam. São os controladores de vôo. E este é o lado bom da tal crise aérea. Ela fez mostrar que, quando querem, os trabalhadores podem subverter a suposta ordem e denunciar o caos que se abate sobre suas vidas, ainda que ao preço de impor parte das conseqüências deste caos a outras pessoas.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Mais do mesmo?

Está no ar uma nova rede internacional de informações. A France 24. Com a proposta de fazer uma cobertura diferente do mundo, não mais sob a ótica norte-americana, o site da rede possui versões apenas en inglês, francês e árabe. Aqui.

Determinando a paisagem

Ótima reportagem sobre as janelas do Shopping do Leblon. Aqui.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Irresistível

segunda-feira, dezembro 04, 2006

O Natal está longe

Uma das maiores maldades que fazem com o mês de dezembro é encurtá-lo. Sob pretexto de celebrar o Natal, o comércio e seu fiel parceiro, a mídia, criam desde o final de novembro uma ambiência consumista e asfixiante. Isso deve ajudar a explicar a incidência de estresse e ansiedade que acomete muita gente nos finais de ano. É um artificialismo extremado, mas assimilado inadvertidamente, como se não pudesse ser diferente.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

[momento am]


Grande abraço para o caro amigo Álvaro Marcos, jornalista que acabou de colocar nas ruas mais uma edição do seu jornal esportivo Na Rede. Pegue o seu nas melhores casas do ramo.

users online