quinta-feira, abril 27, 2006

A Agência Simone Pedro Press informa:

Nesta sexta-feira, os SESC-Campos estará aberto em parceria com do I Festival de Arte e Poiesis, organizado pelos alunos da UENF, para debates sobre políticas culturais em Campos dos Goytacazes, além de apresentações artísticas. Tudo a partir das 14h!!!
E no encerramento do I Festival de Arte e Poiesis, acontecerá mais um “Olha pro sarau, Frederico!”, com a banda literária Mutável Saralho Band, às 20h, no SESC-Campos. A entrada é gratuita!

A mutável

Rock, blues, jazz...e literatura! Assim pode ser definida a Mutável Saralho Band, originada em 2003, do grupo literário Aglomerado Terra Plana, um ajuntamento de amantes da literatura, formado através da Internet, querendo mostrar a qualidade dos escritores de Campos. Para isto, eles se fazem ouvir através da leitura de mini-contos escritos especialmente para isso: a leitura rápida, a audição veloz, ou seja, a condensação do máximo no mínimo. A Mutável Saralho Band é composta por intérpretes (narradores /cantores) e instrumentistas de tipos variados – por isso é mutável – reunindo música (principalmente o rock) e literatura. A atual composição da banda (afinal, ela é mutável), conta com Danielle Brandão, Simone Pedro (foto), Ingrid Oliveira (voz); Alexandro F. (baixo) e Gabriel Araújo (guitarra).

Foto: Luiz Bispo

terça-feira, abril 25, 2006

Literatura e música no sesc-Campos


Na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, às 18h no sesc-campos a Mutável Saralho Band irá fazer mais um sarau de mini-contos do Aglomerado Terra Plana de Literatura. Apareçam!


foto: André Juarez

Mais de três é gangue

A que ponto chegou Paris. Um prefeito da periferia proibiu os jovens de andarem em grupos formados por mais de três integrantes. Deve ser terrível viver num lugar desses. Olha só aqui.

Momento AM

Nosso bravo amigo Márcio de Aquino estará hoje, às 18 horas no I Festival ArtPoiese, que acontece na uenf até o dia 28 de abril (sexta-feira). Ele estará, para quem quiser conferir, no projeto “Música na Tenda Cultural”, discotecando com sua coletânea de vinis antigos. Para agendar shows, é só entrar em contato com a redação do Urgente! Que damos um jeitinho...

Chuva no molhado

Dois meses depois do carnaval, o palco onde aconteciam os shows no Farol de São Thomé ainda está lá, abandonado, com partes da lona já rasgadas pelo vento. A associação de comerciantes do Farol, por sinal, planeja enviar em breve (mais) um plano de metas ao prefeito Mocaiber reivindicando novos eventos para movimentar a praia, além do verão. Chuvas de outono.

Muita água no feijão

Aconteceu dia desses na Feijoada da Folha da Manhã, que contou com a cobertura da Plena TV pelo programa-coluna social de Fernandinho Vasconcelos, o Amaury Jr Goytacaz. Sim, meninos, eu vi; disputem a primeira pedra. Por sorte (?), zapeei justo no nomento em que o repórter Goy Jr conversava com o prefeito Alexandre Mocaiber. Resisti bravamente a umas 10 entrevistas (entre políticos, empresários, empreiteiros, etc) que tinham sempre a mesma pergunta, com pequenas variações: qual a importância, como viam, o que sentiam por estarem na 15ª edição da Feijoada da Folha. A resposta, claro, também era a mesma, com pequenas oscilações na intensidade dos adjetivos. Mas Mocaiber foi de uma sinceridade que não entendi muito bem. Disse que a Feijoada prestava um grande serviço à sociedade campista reunindo as pessoas que mais e melhor trabalhavam pela cidade. Ora pois; posso estar enganado, mas se em 15 anos a festa manteve a tradição de ter tão ilustres campistas, por lá já devem ter passado outros ilustres convidados como o então prefeito Anthonny Garotinho ou o empresário Antônio Carlos Chebabbe.

Em tempo...

Para um prefeito que considera feijoada socialite um “serviço à sociedade campista”, caviar vira aperitivo em Restaurante Popular.

segunda-feira, abril 24, 2006

Fenaj em Campos

Diretores da FENAJ, que participarão do 9º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, reservaram um horário no sábado, 29, às 11h, para um encontro com os jornalistas de Campos e região. Será na Faculdade de Direito de Campos, onde acontece o evento. Participarão as diretoras Carmem Pereira, Valci Zucolato e o presidente Sérgio Murilo. O objetivo é fazer um levantamento das revindicações da categoria no Norte Fluminense. É muito importante que os coleguinhas compareçam e ajudem a divulgar.

Campos não Ford, nem Saint-Simon

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

quinta-feira, abril 20, 2006

Histórico de relações perigosas


A Transparência Brasil colocou no ar uma ferramenta que relaciona pessoas citadas em jornais em casos de corrupção. O recurso exibe, a partir de um mapa, matérias que unem os personagens em determinados episódios. Olha só aqui como funciona.

terça-feira, abril 18, 2006

Calma, gente!

Menino! Já leu o JB de hoje? O que deu no Augusto Nunes?

segunda-feira, abril 17, 2006

Onde enfiar a refinaria?

Depois do Manifesto do sociólogo José Luis Vianna da Cruz, esquentou o debate sobre a refinaria. O Zé Luis achou bom ter ido para Itaboraí. O ambientalista Aristides Soffiatti preferia que não fosse para lugar nenhum. E, agora, surge uma nova sugestão, do professor Luis Cláudio, da UFF. A de que a refinaria vá para a Barra da Tijuca.

A Agência Simone Pedro Press informa:

Confira a Programação da I Jornada do Núcleo de Estudos em Teorias Sociais da Uenf:

I JORNADA NETS: CULTURA, POLÍTICA E LATINIDADE EM FOCO

Dia 19 de abril:
Palestra "Modernismo, Antropofagia e Brasilidade"; Expositora: Prof.ª Dr.ª
Adelia Miglievich (PPGPS / UENF); Debatedor: Prof. Dr. Arthur Soffiati (UFF
/ Campos dos Goytacazes).
Local e horário: Casa de Cultura Villa Maria às 17h30.

Dia 25 de abril:
Filme "Drummond: o poeta de sete faces"; debatedor(a): Prof.ª Dr.ª Adelia
Miglievich (PPGPS / UENF) e Nara Ribeiro Gea (Grupo Nós do Morro).
Local e horário: Sala de Multimídia (CCH / UENF) às 17h.

Dia 03 de maio:

Filme "Glauber Rocha: labirinto do Brasil"; debatedores: Prof. Dr. Javier
Lifichtz (LESCE / CCH / UENF; a confirmar) e Prof.ª Dr.ª Simonne Teixeira
(PPGPS / UENF)
Local e horário: Casa de Cultura Villa Maria às 17h30.

Dia 10 de maio:
Filme "Hugo Chavéz: nos bastidores do golpe"; debatedores: Prof. Dr. Hernán
Mamani (UFF / Campos dos Goytacazes) e Prof. Dr. Glauco Tostes (PPGCN /
UENF)
Local e horário: Casa de Cultura Villa Maria às 17h30.

Quem lê tanta notícia?

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

quinta-feira, abril 13, 2006

História mal contada

De Guilherme Fiuza, sobre o caso Francenildo (foto), em Nomínimo: "Ele recebeu 25 mil reais do pai biológico que queria evitar um processo de reconhecimento de paternidade. E fim de papo. Assim falou Francenildo, assim ficou escrito na história. Ninguém quis mais pensar na coincidência desses depósitos terem acontecido exatamente no momento em que o caseiro testemunharia contra o ministro da Fazenda". Enfim, um pouco de lucidez sobre o episódio.

Foto: Wilson Dias/ABr

terça-feira, abril 11, 2006

Dava pra ser outro não?

A Petrobras escolheu o Duda Mendonça para fazer a campanha que vai comemorar a auto-suficiência brasileira na produção de petróleo, e agora tem que ficar se explicando. Faz lembrar aquela do Chico Buarque: como faz falta o Ministério da Merda!

Teses e dissertações mais acessíveis

Portaria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência de fomento e avaliação do sistema de pós-graduação do país, passa a obrigar os programas de mestrado e doutorado a apresentar uma cópia em arquivo digital de cada tese e dissertação aprovada. Todo este conteúdo ficará disponivel para consulta gratuita no portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br). Estima-se que, em 2006, o volume
atinja 50 mil trabalhos acadêmicos, sendo 75% de dissertações de mestrado e 25% de teses de doutorado. Em 2005, eles somaram 40 mil.

A Agência José Luis Vianna Press informa:


O caro José Luis Vianna da Cruz (foto), sociólogo e diretor da Uff em Campos, publica hoje no Monitor e espalha por e-mail aos amigos um manifesto onde comenta a "perda" da Refinaria. Confira abaixo:


Foto: Vitor Menezes/Para a Ascom do Sindipetro-NF


Manifesto A FAVOR DE CAMPOS!

Goya Tacá Amopi*

José Luis Vianna da Cruz

“O que será, que será, que andam sussurrando pelas alcovas...” A música de Chico Buarque me veio à mente a propósito da entrevista que dei a este jornal, publicada no dia 27 de março, sobre a escolha de Itaboraí para a instalação da futura Refinaria da Petrobrás, em detrimento de Campos, que a pleiteava. A pergunta feita pela repórter foi: “o que o senhor acha da perda da refinaria da Petrobrás?” Bem, para quem não leu, eu achei um ganho para Itaboraí, e me congratulei com a sua população porque tal fato significa, dentre outros: 1)distribuição dos recursos gerados pela petróleo da Bacia de Campos, extremamente concentrados em Campos, Macaé e seu entorno, para outras áreas; 2)descentralização e desconcentração espaciais do desenvolvimento econômico proporcionado pela economia do petróleo no território fluminense; 3) justiça social, econômica e espacial, em benefício da equidade no desenvolvimento, em favor de áreas estagnadas do Estado do Rio. Ao mesmo tempo, manifestei minhas esperanças em que, o mais breve possível, os royalties e as participações especiais, extremamente concentrados em poucos municípios, sejam redistribuídos para outros menos favorecidos, alguns em estado de desespero, como os municípios-irmãos do Noroeste Fluminense.

Minhas convicções são movidas por um profundo amor a Campos e a todos os lugares onde existam pessoas necessitando de emprego, renda e desenvolvimento. Sou movido, também, pelos meus conhecimentos e experiências em desenvolvimento sócio-econômico, que colecionam exemplos, pelo Brasil e pelo mundo afora, de que o verdadeiro desenvolvimento é desconcentrado, descentralizado, distributivo, enfim, democrático, espacial, social e economicamente! Sou orientado, ainda, por alguns valores humanistas e cristãos colocados em segundo plano pela campanha exageradamente emocional, corporativista e injusta em torno da vinda da refinaria para Campos! Todos esses sentimentos, conhecimentos e valores me dizem que os recursos do petróleo da Bacia de Campos são suficientes para Campos e para muitos outros municípios, do Noroeste ao sul do Estado do Rio, desde que tenham melhor uso! Meu amor pelo meu semelhante e pelos demais brasileiros, me diz que devo reivindicar, de forma prática, concreta, que o desenvolvimento chegue a todos os rincões do meu país! Meu amor por Campos me diz, ainda, que a implantação da Refinaria em outro município nos poupará dos males sociais que o povo simples de Macaé está sofrendo com um crescimento não-planejado, o que, pelo passado e pelo presente, se repetiria em Campos, como vários colegas já alertaram em inúmeros artigos. Isto me leva a torcer para que a população de Itaboraí e adjacências seja beneficiada por um planejamento que evite os impactos negativos da futura refinaria.

Surpreendeu-me a quantidade de pessoas sussurrando “no breu das tocas”, em apoio à minha entrevista, enquanto eu me preparava para o linchamento em praça pública, por ter escutado meu coração e minha consciência, “contra a corrente”. Que bom que o espírito cristão e humanista, de amor ao próximo e de justiça, ainda resiste. Como somos todos A FAVOR DE CAMPOS, congratulemo-nos com Itaboraí e com todas as iniciativas que re-distribuam e usem melhor os recursos do petróleo, para o bem dos campistas e demais brasileiros! Ser contra...Quem há de? Como diz o guerreiro Kapi, Goya Tacá Amopi!


* Poema do querido Kapi, herói da vida, vencedor do Festival de Poesia Falada de 2005/PMCG/FCJOL

A menina dos bilhetes azuis

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

sexta-feira, abril 07, 2006

SoulZé


Em todo canto, não paro de ouvir esses caras. É o meu chiclete da vez. Experimenta e vê se cola aí no seu ouvido também.

Dia dos cães perdidos

Bom, hoje é dia do jornalista, estes cães perdidos (como disse Ciro Marcondes Filho) que já não sabem muito bem para o que servem. Talvez não seja o caso de desejar parabéns aos coleguinhas. Mais adequado parece ser manifestar solidariedade. Estamos juntos nessa!

quarta-feira, abril 05, 2006

Deu no JB

Aqui, a crônica de uma cidade crônica.

terça-feira, abril 04, 2006

Alunos da Fafic no Comunique-se


Ei, leitor do urgente!, corre lá no Comunique-se agora para ler matéria dos alunos de jornalismo Danielle Brandão e João Candido, do UNIFLU-FAFIC, na seção Foca em Destaque. Parabéns Danilóide e seu Sucubu!!!

A Agência Rodrigo Serra Press informa:

Nesta quarta, 5, acontece o seminário Pela democratização do Poder Judiciário, das 9h às 18h, no auditório da UCAM, em Campos. O seminário é promovido pelo MST e entidades de Direitos Humanos, como o Comitê Popular Trabalho Escravo.

segunda-feira, abril 03, 2006

Somos farinha do mesmo saco

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

Malditos calouros


Um bando de calouros da Uenf ataca a cidade. Nos cruzamentos, pedem dinheiro e não dizem para quê, embora todos saibamos. Bacana ver gente vibrando por entrar em uma universidade. "É o planeta inteiro que respira / Sinais de vida em cada esquina / Tanta gente que se anima".

Foto: César Ferreira

users online