segunda-feira, maio 31, 2004

Entrevista de novo ?
Simone Pedro encarou a tarefa de me entrevistar para a revista Papiro, que será publicada dia desses aí. E o tema, como vocês podem adivinhar, é sobre blogs. Confiram a íntegra da bagaça aqui.

domingo, maio 30, 2004

No entanto, se move
Estou caindo fora desta terra plana, contaminado que estou por Belo Horizonte, cidade onde vai nascer meu filho. O guri Eduardo, mistura mais do que bem-vinda de mineira com norte-fluminense, não terá muito por onde escapar, uma vez que a mãe também é escritora - oi, Ana Elisa Ribeiro. Vai ficar cercado de livros por todos os lados e ... Peraí ! "Também" ? Que "também" é esse ? Sim, hereges de plantão ! Este "também" está aí porque eu não abro mão de me auto-intular "escritor", com muito orgulho. Mas muito mesmo. Com mostarda e maionese, por favor.

É preciso explicar algo sobre este que vos escreve, para melhor entender este texto. Não faça essa cara xexelenta; essa explicação é estritamente necessária. Vamos à ela: sou um cara obcecado. Tenho essa mania feia de querer pensar, planejar, discutir, reavaliar e produzir literatura. O que me levou a procurar, até mesmo por força da profissão de jornalista, pessoas que tivessem esta mesma necessidade. Cutucando daqui e dali, surgiram intercâmbio de informações e amizades sendo concretizadas. Dia desses, acabei me vendo rodeado de escritores que viraram amigos. O mais importante dessa história: isso aconteceu aqui em Campos. Acabei encontrando nesta terra plana, pessoas que escrevem e conhecem e comentam e discutem tanto obras literárias clássicas quanto contemporâneas. Afinação e simetria com o Brasil inteiro por conta da literatura.

Daí que virei um crente. Minha profissão de fé: creio que a literatura opera prodígios. E as conexões provam isso. Em se tratando de literatura, acredito até mesmo em boas intenções. Sim, ó, ímpios descrentes ! As minhas, por exemplo, são as melhores possíveis. Incluindo aí o meu calculado desdém em relação à poesia. Entre estas ações práticas em prol da sobrevivência literária, está Paralelos, projeto editorial cujo objetivo é mapear a produção literária que está sendo desenvolvida nos grotões deste país, partindo do Rio de Janeiro. "Vinde a mim as letrinhas" poderia ser um bom slogan para resumir este projeto, que foi levemente inspirado na publicação da PS:SP, revista lançada no ano passado e que reúne doze autores que vivem em São Paulo.

O projeto conta ainda com o lançamento de uma revista-livro na segunda edição da Flip (Festa Literária Internacional de Parati), que acontece em julho. A primeira seção, chamada Paralelos, contará com autores nascidos ou radicados no Estado do Rio de Janeiro. Manja onde quero chegar: entre os autores selecionados, há três representantes de Campos – ahá ! A segunda parte, que leva o título de "Conexões", reunirá escritores de várias lugares do Brasil, mostrando o que há de produtivo na literatura brasileira contemporânea, cujos autores estão se interconectando. E esta ligação é claramente reforçada com revistas literárias do quilate de Ácaro, Coyote, Arraia Pajé Urbe e tantas outras que publicadas país afora e que têm conquistado projeção com o tempo.

Há movimento. E os escritores de Campos fazem parte dele. Percebe o desenvolvimento da simetria ? Suas possibilidades ? Você não perde por esperar.

Para fechar, uma outra explicação. Disse lá em cima que estou indo embora de Campos, assunto este que parece não ter a mínima relação com o teor deste artigo. Mas, creiam, isto é a base de tudo que estou escrevendo aqui. Histórias para contar para Eduardo não irão faltar. Mas quero ter uma história especial para contar para o meu filho, quando ele tiver idade suficiente para começar a compreender o que é literatura. Quero poder contar para ele que, em minha cidade natal, em determinada ocasião, tive o prazer de me juntar a outros escritores locais e que, em conjunto, ousamos investir tempo, dinheiro e uma grande dose de paciência em uma paixão. E que fomos correspondidos certas vezes, vendo resultados práticos desta obsessão. Também direi que os textos que chegavam às minhas mãos de pugilista calcário não ficavam devendo em nada o que eu via de outros pontos do país e que tal percepção me alegrava bastante.

Todo esse texto, no fundo, tem uma conotação egoísta, reconheço. Serve para dizer que eu quero que meu filho sinta orgulho do escritor que é o pai dele. Porque eu sinto orgulho em fazer parte de uma geração que se preocupa com a literatura, que se interconecta e que, aos poucos, vai movendo este nosso mundinho literário. Eppur si muove.

sábado, maio 29, 2004

Sob encomenda
E, doravante, Jorge Rocha chamar-se-a Jó G. Rocha.

sexta-feira, maio 28, 2004

[momento am]
Abração para o bravo Marcos Henrique da Silva Rosa, meu filósofo de cabeceira, que completou hoje 30 anos.

quinta-feira, maio 27, 2004

Máfia

Mesmo com as passagens de ônibus urbano no Rio de Janeiro aumentando para R$ 1,60 no próximo sábado, ainda continuam sendo um exemplar paralelo do disparate cobrado nas roletas campistas. Com o dinheiro citado, é possível fazer uma viagem do Flamengo até a Barra, por exemplo, levando cerca de uma hora, sem engarrafamentos. Em outras palavras: tempo e distância equivalentes a uma passagem para Campos x Farol ou Campos x Grussaí. Sem falar na diferença de custo de vida e nas sucatas que trafegam por aqui.

Cachaça Lula

Essa já não garanto a total veracidade, mas, em compensação, deu no jornal. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial recebeu pedido de registro de marca para uma aguardente chamada Lula. Fico em Grussaí mesmo. Essa deve dar uma dor de cabeça filha da p...

Órfãos de Zé Cândido ?
Os escritores campistas da assim chamada “nova safra” também terão vez na III Bienal do Livro de Campos, que acontece entre os dias 12 e 20 de junho. No dia 15, a partir das 19h, haverá a mesa de debates intitulada “Depois de José Cândido de Carvalho: os caminhos da escrita na planície goitacá”, que contará com este que vos digita, Vitor Menezes, Jules Rimet e Eugênio Soares. A idéia desta mesa é mostrar como anda a produção literária desta terra plana e o hiato, em termos de divulgação, em que nos encontramos, desde que Zé Cândido teve sua obra reconhecida. E para completar, haverá ainda apresentação de mais um “Olha pro sarau, Frederico !”, com a Mutável Saralho Band interpretando mini-contos destes escritores. O subtítulo deste sarau – lembrem-se: cada apresentação tem um subtítulo – é “Paulo César Pereio”. Não me perguntem os motivos.

Etílico uai !
Quer tomar uma cachaça mineira sem ter que viajar para Minas Gerais ? Então, é melhor você andar com Felipe Sales. Ele garante que, em Grussaí, em um lugar chamado Bar do Mineiro – eu acho –, o simpático senhor que atendia no balcão serviu uma legítima. Com aquela frase peculiar: essa aqui é só pra você, viu ? Sales também garante que, em um certo estabelecimento erótico-comercial de Campos, servem uísque 12 anos. Penso seriamente em perguntar se ele não estaria interessado em comprar a ponte General Dutra.

quarta-feira, maio 26, 2004

Politicamente antenados
Uma boa dica para jornalistas que cobrem área política, assessores de políticos e para os próprios políticos é a participação no seminário “Estratégias Políticas e Comportamento Eleitoral”, que será realizado nesta quinta-feira, a partir das 14h, em Campos, no auditório da ACIC.

A organização está por conta do Laboratório de Estudo da Sociedade Civil e do Estado (LESCE) da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Marcus Figueiredo, diretor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro(Iuperj), tratará, dentre outros assuntos, de Mercado Eleitoral e Competência Estratégica entre Partidos.

Mais informações pelos telefones (22)2726-1580 ou (22)2726-1636.
É necessária inscrição para participar do evento.

terça-feira, maio 25, 2004

Choradeira do Jorge

Dia desses confidencie a amigos o quanto tenho me sentido mal pelas amizades que deixei de ter na juventude. Não faz muito tempo, mas muitos já são impossíveis hoje. Outros poucos toparam a reaproximação, com cautela é verdade. Menos ainda os que se achegaram e sequer ocupam todos os dedos que a nicotina marca. E agora um deles se vai. Sentirei saudades de você véio. Beijundas.

Salve Jorge!
Abraço ao mestre Jorge Rocha, a partir de hoje dono legítimo deste título. Maçãs e avelãs sobre a mesa.

Oremos
O bravo JR defende hoje à tarde, na Uenf, a sua dissertação de mestrado na área de cognição e linguagem.

Olinda
Está muito engraçada a foto, de Silésio Corrêa, do prefeito de São João da Barra, Betinho Dauaire, nos braços do "povo" na página 3 da Folha da Manhã de hoje. Com o seu candidato atrás, parece desfile de bonecos no Carnaval. Engraçada também está a cara de um dos sujeitos que estão carregando Betinho, do lado esquerdo do prefeito, com os olhos voltados para baixo, sério, e com o pensamento, provavelmente, nas contas que tem para pagar.

Hemingway na III Bienal
O escritor, jornalista e tradutor, Luís Peazê, fará a leitura de trechos de Por Quem os Sinos Dobram, traduzido por ele para a recente edição brasileira da Bertrand - lançada na Bienal de São Paulo -, no primeiro dia da III Bienal do Livro de Campos, 12 de junho, às 15h, na Fundação Rural. Peazê é membro da Hemingway Society, entidade norte-americana que reúne biógrafos e estudiosos da vida e da obra do autor. Após a leitura, a professora Sonia Torres, doutora em Literatura Comparada, professora do curso de pós-graduação em Letras da UFF e fundadora e ex-vice-presidente da International American Studies Association, participa de debate sobre Hemingway com o tradutor.

segunda-feira, maio 24, 2004

Recordações na pista
Tava lembrando, dia desses, numa conversa nublada por vapores etílicos, com um amigo - nao lembro mesmo quem - daquela vez em que Nelson Piquet deu um soco em um outro corredor que o levou a rodar e sair da pista. E eis que me deparo com um post sobre Piquet bem aqui, incluindo um link pro vídeo dessa cena. Preciso tomar cuidado. Minhas conversas talvez estejam sendo gravadas.

Mais uma vez
Por 12 votos a 9, os professores Andral Tavares e Orávio de Campos Soares reelegeram-se na Coordenação de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic).

1º aniversário
O VERBO SOLTO - blog que administro individualmente - completa hoje (24/05), um ano. Ele está hospedado no portal Comunique-se. Quer dar um presente? Vá e deixe um comentário, melhor, navegue nele periodicamente.

Cedendo
Pela primeira vez leio com alguma boa vontade um desses autores da tal nova geração. Tenho a dizer que esse menino aí, Joca Reiners Terron, é, realmente, como esse pessoal diz por aí, fodido de bom. Mas não se anime, JR, continuo achando esse negócio de transgressão uma palhaçada!

Providências, providências
Precisamos, urgentemente, organizar um chá de fraldas para o JR.

[momento am]
Abraço para o caro amigo Elisael Barros, que virou líder da oposição no movimento de servidores da Uenf por mais uns caraminguás num tal plano de cargos e não sei mais o quê.

[momento césar ferreira]
As praças do bairro onde moro vivem infestadas de sujeitos com aqueles cachorros nada simpáticos. Quando não estão ameaçando ninguém, estão fazendo cocô na areia do parquinho onde as crianças brincam. Outro dia eu ia reclamar com um cara, mas fiquei com medo de tomar uma cabeçada. Não é assim que eles reagem quando reclamamos de alguma coisa?

Serviço de utilidade privada
Ei, alguém aí tem notícias da Renata Reis? Preciso falar com ela urgentemente.

domingo, maio 23, 2004

Saudade Pistoleira
Sim, infiéis. Aqui, eu estou sorrindo. Não é montagem de photoshop. Há motivos.

sábado, maio 22, 2004

Anti-Arnaldo
Este domingo (23/05) será o "Dia D" para o grupo de Garotinho em Campos (RJ). Em uma pré-convenção, será escolhida a pessoa que vai concorrer à Prefeitura de Campos pelo PMDB. Sete candidatos a candidatos disputam a vaga. Ao que parece, o preferido de Anthony Garotinho é Pudim - o Geraldo Siqueira. Diga-se, ainda vice-prefeito do município. A programação vai acontecer a partir das 15h, no Batistão.

Flip
Olha a programação aí, moçada !

Entrevista com o jornalista
Você percebe que está ficando velho quando começa a ser procurado para dar entrevistas. Tive essa exata sensação quando fui abordado, dia desses, por Tanize Costa, aluna da Oficina de Produção Textual – ou algo do tipo -, capitaneada pelo professor Sérgio Arruda, na Uenf. Aproximando-se timidamente e me chamando pelo nome, Tanize – até então, uma desconhecida - perguntou se era possível que eu desse algumas opiniões sobre, ora, vejam só, blogs, para um trabalho. Respondi que sim, claro, sem problemas. Dias depois, chega ao meu email um texto dela, apontando as questões que eu deveria abordar. Não lembro se estava bem ou mal-humorado quando respondi, mas acabei encarnando o Crooner Dissidente e escrevendo algumas considerações. Acabei achando o resultado bem engraçado. Enjoy it.

“As questões que gostaria de saber de você estão relacionadas a internet como meio de divulgação literária, um meio alternativo dado o restrito mercado literário brasileiro. Se você crê ser este um meio mais democrático, ou o é apenas com relação aos que já tem acesso esse meio, ou seja, já há uma espécie de triagem com relação ao uso da internet.

Triagem ? Algo como "somente os eleitos acessarão o mundo livre da web" ? Ou "creia no click de enter e será liberto" ? Não se esquente muito com esse tipo de resposta. É que estou ouvindo Tom Waits enquanto escrevo. Daí, frases como essas inevitavelmente acabarão surgindo ao longo deste texto. Mas vamos em frente. A Internet, ou melhor, a literatura publicada neste meio, não é exatamente uma alternativa ao restrito mercado editorial. Para mim, tem um caráter de experimentação e divulgação, pontos estes que não possuíam a mesma maleabilidade em outros meios. É aquela história de custo zero e que tais, mas não é um fim em si mesma. Não conheço nenhum escritor que despeje seus textos em sites e blogs que não queira publicar um livro impresso - isso se já não tiver sido publicado. Dessa forma, me arriscaria a dizer que, em certos casos, esta produção literária escoada na Internet é muito mais uma estratégia de marketing do que uma necessidade de produzir literatura. Claro, este panorama está sendo bastante modificado, porque é perceptível o "surgimento" de escritores que estão dispostos a discutir produção literária em meios como este, aliando esta proposta ao marketing. O que é bastante saudável. Talvez até mesmo possa fazer bem aos neurônios. Vou conversar com meus médicos a respeito disso.


A sua visão com relação aos blogs, se são apenas diários eletrônicos, se são válidos enquanto meio de divulgação literária.

Ora, blogas, digo, bolas ! Blogs são ferramentas. E só. Não é questão de pensar para que servem, mas sim o que se vai fazer com isso. O blogueiro - valha o termo - é que vai dar vida à esta publicação, é óbvio. Se quiser estabelecer que haverá discussão e produção literária, assim será. Manja aquela história lendária sobre golens ? São criaturas feitas de lama e barro que ganham vida após colocar um certo símbolo em sua testa - chamado de emmeth, salvo engano. Assim que despertam, obedecem à vontade do dono. Então, vamos a uma frase de efeito: os blogs são os golens interconectados dessa nossa era muderninha.


E se são válidos enquanto meio de divulgação literária, os comentários são sempre válidos, funcionando como interlocutores, ou se restringem a tietagens e/ou pedantismos.

Os blogs literários são os principais elementos no processo de escoamento e discussão sobre produção textual. Seu caráter de interconexão, aliado às possibilidades de dar opinião, meter o bedelho, tornam estes blogs - atenção: estes blogs - ferramentas utilíssimas no que eu posso chamar de fomento à inteligência. Imagine você entrando em contato direto com aquele escritor ou escritora cujos textos te encantam, podendo argumentar sobre este ou aquele trecho, sobre determinado estilo literário, sobre a produção atual da literatura brazuca ? Agora, páre de imaginar e olhe pra tela do computador conectado e perceba que esta atitude está crescendo e encorpando. Trata-se de uma teia, uma máfia, um conluio. Mas a ficha exata sobre isso ainda não caiu. Salto de bungee-jumping por diversos blogs literários e o que pude perceber, em relação aos comentários, é que raramente as pessoas mais antenadas e com disposição para argumentar, deixam seus rastros opinativos. Em geral, o sistema de comentários é utilizado como um mural de recados. Acredito que haja uma certa preguiça (mental, será ?) da nossa parte, no momento de usar esse sistema. Penso que ainda estamos aprendendo a manusear ferramentas como essas.

Também gostaria de saber se você acha que o blog/sites literários podem vir a incentivar a leitura para além da literatura de internet, assim como podem realmente facilitar a entrada de um escritor no mercado literário tradicional.

O conceito exato da palavra "interconexão" deve ser apreendido todos os dias, talvez até repetido como um mantra, para que possamos entender que esta mídia, a Internet, não é, definitivamente, algo ensimesmado.Não publicamos na Internet apenas porque não dispomos de recursos para colocar todas essas palavrinhas em livro impresso. Temos aqui, como já especifiquei lá em cima, olhe lá, uma dupla dinânica: experimentação e divulgação. Há vários casos, no Brasil, de autores que publicaram livros depois de escrever em blogs. Não vou citar nomes, porque não gosto de algumas publicações dessa leva. Mas estes são fatos que não se pode negar. Há um incentivo sim, tanto à busca por autores com os quais você se identifica quanto em relação ao crescimento de uma certa, digamos, preocupação com a literatura contemporânea brasileira. Fique atenta e siga os bons: você não perde por esperar”.

sexta-feira, maio 21, 2004

Preparem-se !
Ele virá !

[momento César Ferreira]
Como é de conhecimento amplo, geral e irrestrito, o caro amigo César Ferreira é uma pessoa de gênio difícil. Na verdade, "pessoa de gênio difícil" é eufemismo para dizer que ele reclama de tudo, abusivamente, sem parar, sem trégua, sem descanso, de maneira que o mundo fica parecendo uma grande bola de estrume úmido. E é justamente por isso que sou amigo dele. Mas para que eu estou dizendo tudo isso ? Muito simples, Pedro Bó ! A partir de agora, fica instituído o [momento César Ferreira], para toda ocasião em que qualquer um dos urgentistas publicar um post rabugento e reclamão. E é como já dizia o profeta: a raiva vai nos salvar, ouié.

O império se expande
Semana estranha essa. Recebo duas boas notícias. A primeira: o livro de registros fotográficos de Wellington Cordeiro será lançado em breve, muito breve. Wellington - que teima com essa mania de ser fã do Sebastião Salgado - teve a manha de escolher alguns amigos para "legendar literariamente" as fotos. Entre estes amigos, estão André Luiz Arêas, Orávio de Campos Soares, Avelino Ferreira e eu - acho que o único que se recusou a escrever poesia neste livro, ahá. A segunda notícia: o curta "Rodeado de gente", de Alexandro F e André Zamana, está entre os 36 selecionados para serem exibidos no festival de curtas universitários da UFF. E ainda tem gente que não crê na veracidade da máxima da frase que dá título a este post. Bando de hereges !

Eu não estou
Lembro da "entrevista" que Uóli fez comigo, certa vez. Nesta "entrevista", eu era apontado como uma espécie de recluso. E era mesmo, para dizer a verdade. O tempo passa, o tempo voa, e eu acabei deixando um tanto de lado essa imagem - que, na verdade, é o que eu sou mesmo. Hora de voltar às origens. Dá licença.

quarta-feira, maio 19, 2004

E nós?
A Prefeitura de Niterói e a Petrobras vão construir um puta centro de cinema. Que inveja! Quando é que teremos projetos como este aqui?

O Diário

“Diário de motocicleta” faz jus aos aplausos da crítica. A trilha sonora delineia as paisagens latino-americanas com a alma dos personagens que passeiam pela tela. O único “porém” é a propaganda que se faz para, talvez, fundamentar isto. Ao final do filme, quando todos pensam que seria a vez dos créditos, uma tela negra faz os espectadores pararem para ler as últimas informações, compondo um religioso silêncio. Um minuto de silêncio para a morte das utopias. Em seguida, todos, ainda de pé, resistem e, sem perder a ternura, acompanham uma nostálgica canção com as fotografias da viagem. A utopia, afinal, era real.

terça-feira, maio 18, 2004

Alunos de Comunicação sem voz I

O Conselho Superior da Fafic decidiu ontem que os alunos continuarão sem ter direito a voto nas próximas eleições para a Coordenação de Comunicação Social. A decisão foi a resposta ao requerimento do Centro Acadêmico de Comunicação Social, que, em assembléia, decidiu pela proposta considerada mais viável: voto dos representantes de turma com 1/2 peso em relação aos professores. Estes, por sua vez, terão direito a voto apenas se forem contratados; quem tem contrato temporário possui todas as obrigações dos demais, menos os mesmos direitos. A cerimônia de reeleição acontecerá na próxima segunda-feira, mantendo na situação (há... 20 anos?) Andral Tavares e Orávio de Campos. Como lembrou Gerson Dudus, da chapa de oposição ao lado de Crisolícia, tudo isso acontecendo num ano em que se celebra 20 anos das Diretas Já e 40 anos do Golpe Militar.

Alunos de Comunicação sem voz II

A esperança é de que o Diretório Acadêmico compre a briga para que mudanças sejam feitas nas próximas eleições, não só da Coordenação de Comunicação como dos demais cursos (que têm o mesmo processo eletivo), já que são os alunos, afinal usuários diretos do serviço, os mais habilitados para melhor avaliar a situação (é a partir dessa premissa, aliás, que a Fafic costuma promover uma tal avaliação institucional, que até hoje só serviu para gastar papel e diminuir o tempo das atrasadas aulas). O argumento utilizado para não dar direito de voto aos alunos é de que os calouros não conhecem a realidade da faculdade, enquanto os veteranos seriam desleixados por estarem prestes a ir embora. É, então, de um cinismo sem tamanho pedir a opinião dos alunos (através da avaliação institucional) sem permitir que essa opinião tenha, enfim, alguma relevância. Por enquanto, fica combinado assim: na próxima quinta-feira, o C.A. promoverá uma eleição paralela a fim de expor a opinião do alunado, e conseqüentemente, sua insatisfação, caso o resultado seja diferente da provável reeleição da situação.

Cotidiano II
Mais uma cena vista em Campos (RJ).
Esta pode ser encontrada na Avenida Alberto Torres,
perto da Câmara Municipal.
Clique AQUI e confira.

segunda-feira, maio 17, 2004

Cotidiano
Esta cena AQUI é vista muitas vezes na Avenida Pelinca, em Campos (RJ).
Clique (em aqui) pra ver.

Ao que interessa
A Newsweek dessa semana é que, realmente, fala em uma preocupação nacional com o governo do presidente Lula.

Universidade do voto fluminense
Pode ser justa a reinvindicação da criação da Universidade Estadual do Noroeste Fluminense, como noticiado aqui. Mas com a Uenf sem dinheiro para pagar conta de telefone, a idéia parece factoide em ano eleitoral.

sábado, maio 15, 2004

Tempo voa?
É comum ouvirmos dizer ou dizermos que “a semana voou”. Se o tempo fosse humano e tivesse habilitação de trânsito, eu diria que tem pisado fundo no acelerador. Já que não é assim, pode-se deduzir que a nossa vida tem estado acelerada por responsabilidade de cada um de nós e da própria sociedade moderna (...).


Acima, pequeno trecho do artigo Tempo voador publicado semana passada, no Monitor Campista. Como é de praxe, após um tempinho de publicado, faço um link aqui, para o blog VERBO SOLTO (www.verbosolto.blog-se.com.br), onde tenho "armazenado" os textos. Então, vá até lá, e espero que a leitura seja-lhe agradável. Até!

Moçada bacana
Ontem foi a minha vez de bater papo com o primeiro período de Comunicação da Fafic, no programa de intercâmbio velhos-novos organizado pelo JR. Bacana a moçada. Me suportaram educadamente por mais de uma hora. Também foi legal conhecer o blog da Dani e o homem-jornal Antônio Filho, que está com uns problemas de link mas, em breve, colocará no ar mais uma edição do seu Jornal Multimídia.

sexta-feira, maio 14, 2004

Na Fafic
Convidada pelo professor de Jornalismo Online da Faculdade de Filosofia de Campos, o colega urgentista Jorge Rocha, estive nesta quinta, dia 13, falando aos alunos do primeiro período de Comunicação Social. Tema: BLOGS.

Pra mim, foi agradável. Desejo que também tenha sido pra galera presente. Aula? Não! Um bate-papo. Troca e acréscimo de conhecimento. Valeu, Jorge! Abração para os alunos que acessarem o Urgente!

quinta-feira, maio 13, 2004

Rebanho conduzido
Depois perguntam porque nao gosto de sair de casa. Hoje encarei passeata de estudantes, reivindicando passe livre e cobrando alguma - aham - atitude da prefeitura. O problema nao era a passeata - acho excelente que a moçada se coce mesmo e mostre a cara. O que me encheu o saco foi ver, mais uma vez, estudantes profissionais da UJS, Ubes, UEE e afins comandando a passeata, do alto do carro de som, gritando palavras de ordem e desfiando bravatas. Tipos assim sao piores que baratas - se proliferam tanto quanto, mas sao ainda mais asquerosos e nojentos. E voces depois ficam dizendo que eu sou mal-humorado. Humpf.

Tema para uma camisa
Foda-se. O próximo.

quarta-feira, maio 12, 2004

Nova literatura
Andréa del Fuego lança Minto enquanto posso (O Nome da Rosa Editora), sua primeira coletânea de contos, no próximo dia 25, às 18h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo). Para saber mais sobre a obra, clique aqui.

Macaquices

Sobre a nomeação de 31 professores de religião, adeptos da teoria criacionista, Jeová (saravá!), um desses professores, argumentou: “tenho certeza que minha avó não é macaca”. Sobre o comentário pertinente do professor, o jornalista Sérgio Escovedo atirou: “Uma frase dessa provavelmente não é do neto de uma macaca, mas bem poderia ser de um irmão ou primo de burros e paquidermes”.

Pitchefe

Não tem jeito. Campos está sempre querendo acompanhar o mesmo ritmo dos grandes centros, a novidade mais quente, a moda mais fashion. Não bastava exportar (aqueles) campistas para a Guanabara; veio a moda dos pitboys e, como não temos boate que se preze, o jeito foi adaptar ao metro quadrado com maior ocorrência de exploração e safadeza: as redações dos jornais. Play Man?! Putz…

Aparições

Freiras faziam sexo numa escola para surdos. Governo Lula desafia a liberdade. Óvnis aparecem no México. Funcionário da Folha registrou queixa na Delegacia contra o patrão e depois foi ao jornal concorrente. Rosinha lançará livro “Que mulher é essa?”.
To entendendo mais nada...

[momento am]

Parabéns amanhã para a Nossa Senhora de Fátima, em seu 87º aniversário de aparição para três pobres crianças.

Chocado
Quem me conhece sabe da simpatia que tenho pelo governo Lula. Até para os infortúnios que provocaram a queda em sua popularidade eu via explicação razoável. Mas essa de cassar o visto do jornalista do NYT me deixou chocado. Temi verem confirmadas as acusações de despreparo para governar e de intolerância no trato com a imprensa - em relação à primeira, punha na conta do preconceito, e em relação à segunda tinha lá as minhas desconfianças. Por mais que me esforce, não consigo enxergar nada que possa justificar uma sandice dessa. Se não bastassem todos os motivos de ordem, digamos, democrática, a decisão é estrategicamente uma lástima: dá peso excessivo a uma matéria que poderia ter caído no descrédito e reforça a tese de que, realmente, o governo está descontrolado (já que reage de forma tão desproporcional em um assunto de menor relevância).

Criança adormecida
Olhe pra dentro de você. O que ainda resta da criança que um dia você foi? Perdeu o brilho no olhar, a espontaneidade? Não é fácil manter a pureza. A sociedade molda o homem. Ele deixa de ser autêntico para ser a cópia de alguém ou de um ser imaginário, que seja forte, ambicioso e poderoso. Os sonhos pueris naufragam. O egoísmo e a ganância emergem (...).

Trecho de mais um texto, de minha autoria, publicado no Jornal Monitor Campista. Para ler todo o artigo, basta navegar no blog VERBO SOLTO. Acesse www.verbosolto.blog-se.com.br.

Ah, este texto foi lido no Café Literário, que ocorre no Palácio da Cultura, em Campos (RJ), na última quinta-feira, dia 6, a convite do diretor da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, Antônio Roberto.

Cine-clube Uenf

Parabéns para Fred, Quésia (CCH) e Yuri (CCB) pelo Cine-clube da Uenf. Toda terça-feira, a partir das 18h no auditório do CCH, essa galera vem alimentando alunos, convidados e intrometidos (como eu) com sessões de filmes como “The Doors”, “Tudo sobre minha mãe” e “O fabuloso destino de Amelie Poulin”. Ontem um auditório lotado assistiu ao ótimo “Tiros em Columbine”, seguido de um debate entre os espectadores remanescentes. Um dos próximos planos da turma é uma sessão com curtas. A galera vinha tirando dinheiro do próprio bolso para alugar as fitas e DVD´s, até que tiveram a feliz idéia de aceitar contribuições espontâneas. Mentes da Fafic e do Cefet também já planejam novos Cines-clubes como alernativas para driblar o precário acervo das locadoras e a inépcia da única sala de cinema da cidade.

Ombudsman em O Globo

Numa linha perdida entre as duas páginas e meia que O Globo ocupou na edição de ontem, sobre a tal reportagem do The New York Times, Alberto Dines falou: “erraram também os jornais brasileiros, que deram demasiado espaço ao assunto”. Deve ter sido o primeiro caso de ombudsman da família Marinho. Pena que foi uma crítica infundada, já que os jornais brasileiros nada mais fizeram além de divulgar todo o estardalhaço que o governo fez com a famigerada reportagem - que aliás, repercutiu negativamente no exterior muito menos do que provavelmente acontecerá com a cassação do visto do repórter norte-americano.

terça-feira, maio 11, 2004

Zuzo bem
Pode ter sido exagerado o título "´Bebedeira´ de Lula vira preocupação nacional", pelo simples fato de que não é verdade que o país esteja tão preocupado assim com isso, mas não é tão infundada a matéria feita pelo NYT — como quis fazer crer, em nota, o embaixador brasileiro em Washington.

segunda-feira, maio 10, 2004

Futuro da nação

Sábado, no supermercado Super Bom da avenida Alberto Torres, próximo ao jornal A Cidade. Passam dois garotos (no sentido mais irrestrito da palavra), trajando roupas pretas, um sobretudo até os pés e óculos escuros. Às 19h. No calor estonteante da planície goitacá. Mais pareciam (e provavelmente era esta a intenção) coadjuvantes de Matrix, ou pupilos dos boçais de Columbine prestes a sacar as armas a qualquer momento. As pessoas ao redor observavam com um misto de curiosidade, espanto e bizarrice. E eles, coitados, devem ter tido um orgasmo. Atitude é isso aí; esnobar a moda, desafiar a temperatura, encarar com desprezo (por detrás dos óculos, claro) o povinho alienado das ruas, comprar pipoca no supermercado e ir pro quarto ouvir Slipknot e reclamar da vida. O país já pode dormir tranqüilo... o futuro está em boas mãos.

Monotonia

É incrível como os jornais (a mídia em geral) conseguem superar a monotonia do dia-a-dia em datas comemorativas como o Dia das Mães. É um brinde aos clichês. Em Campos a situação fica ainda mais insuportável, transformando os domingos em muito mais domingo. Acho que dessa vez a única novidade, por incrível que pareça, ficou por conta das colunas sociais. Vi umas duas ou três daquelas meninas, habitantes contumazes desses concursos (sic) do tipo Garota Fashion Muy Boa a Beça, voltando a posar para fotos – sendo que dessa vez com uma saliência na barriga que em nada lembra os tempos de academia. E tem gente que ainda acha que conjuntivite é que virou epidemia...

Registro

A bandinha de Recife, aqueeela, “ilustrou” uma “matéria” do último Fantástico sobre a “volta ao mundo” que o Jeca Carmargo dará – um novo quadro do programa. Tocou a faixa dois do disco, reino da alegria. Mais uns dois anos e já deve chegar às rádios da cidade.

sexta-feira, maio 07, 2004

Pura arte
O grupo "Amor de Índio", do município de São Fidélis, Estado do Rio, fez bonito na programação do Café Literário desta quinta, 6 de maio.

No evento semanal, que acontece no Palácio da Cultura, em Campos (RJ), além de música, tem lançamento de livros, declamação de poesias e outras leituras, incluindo de artigos, crônicas e trovas.

Estive lá e fiz algumas fotos. Uma delas pode ser vista no flog do Urgente! ou clicando AQUI. Na ocasião, fiz a leitura do texto Criança Adormecida, de minha autoria, atendendo convite de Antônio Roberto Fernandes - coordenador do Café Literário. Em tempo: não estou na foto e o texto foi publicado dia 4, no jornal Monitor Campista.

Pausa para um elogio
Como muita gente acha que só tem rabugento no urgente!, lá vai um elogio: é para o Sesc de Campos, que envia uma simpática mala direta com a programação cultural do mês. Na apatia geral da cidade, o Sesc é um oásis — ocupando o espaço que poderia ser, por exemplo, da Casa de Cultura Villa Maria (alguém se lembra dela?). Nesse momento começa o coquetel de lançamento da exposição Pintura Abstrata e Caligrafia de Vanguarda. Eu não vou, porque não gosto dessa palhaçada de vanguarda. Daqui a pouco, às 20h, tem o espetáculo "Memórias da Lua Cheia". Amanhã, sábado, também às 20h, tem "Pequenos Trabalhos para Velhos Palhaços". O ingresso custa R$ 6.

Reino da alegria

Para quem ainda acha que só antigamente aconteciam uniões espontâneas de quatro ou cinco amigos de infância numa garagem barulhenta, precisa ir correndo conhecer a tal da Mombojó, bandinha de um bando de pirralhos (sic) de cerca de 20 anos. Mundo Livre, Setereolabs, Los Hermanos e Nação Zumbi são as definições menos complexas do som dos caras, que mistura flauta, elementos eletrônicos, um órgão típico de cantor de churrascaria e telefone celular (que por sorte tocou no compasso da música, no momento em que faziam a gravação da canção "Absorva"). O vocal sussurrado fica por influência de Tom Jobim e sua Bossa, enquanto as viradas esquizofrênicas nas melodias tem menções de grunge e manguebit (nadadenovo afinal, em se tratando da banda do moleque que mora na casa em que ensaiava um tal de Chico Science). As letras, do meu primo Felipe S., alternam alguns (poucos) versos clichês pueris com (muitas) outras boas sacadas. Enfim, ouçam. Mombojó é o nome. Só não me perguntem que porra de significado tem isso. Se é que tem. Se é que isso importa.

Política cultural

O nordeste parece ser mesmo a grande esperança do rock brasileiro (e da MPB, ora pois). Os caras do Mombojó fizeram uma boa pré-produção, montaram um site (onde disponibilizam suas mp3's) e conseguiram a distribuição do disco na edição de abril da revista Outra Coisa, aquela, do Lobão, ainda possível de ser encontrada nas bancas campistas. Tudo isso viabilizado por muita sola de sapato, talento, e, a Lei de Incentivo Cultural da Prefeitura de Recife. Sei não, mas Mombojó, no fundo no fundo, é um golpe de sorte... na minha terra política cultural só funciona mesmo quando o alicerce principal é a contratação incessante de artistas de fora.

Morrisey não morreu

Que Elvis não morreu, todo mundo sabe. Mas que Morrisey também não, eu e mais uns três amigos alienados (e fãs dos Smiths) também não sabiam. E o mais incrível é que, ao contrário de Elvis, vai lançar um disco! Enquanto isso o Axl, vivinho da silva, divulga mensalmente o lançamento do seu disco, que nunca sai. Que pena (sic)...

Próxima reunião urgentista

No intuito de me redimir pela última reunião, gostaria de propor um encontro amanhã a partir das 10h na Orla Via Show. Com apenas um quilo de alimento não perecível poderemos curtir muito pagode e churrasco até as 19h, e o mais interessante!, num evento em Tributo a Mucongo Bara. Imperdível. O primeiro a descobrir onde fica a Orla Via Show ganha a entrada do evento.

quinta-feira, maio 06, 2004

[momento am]
Abraço para o caro Marcus Cunha, que manda e-mail para comentar post sobre a peça publicitária que tem uma mulher, digamos, amarrotada. "Concordo contigo quando critica a infeliz propaganda, mas acho que o conceito não é o de agressão, mas sim outra idéia machista, a de que a a mulher bate mais o carro, como se ela tivesse acabado de dar uma porrada no carro e ele obviamente vai precisar de lanternagem, idéia deplorável ainda assim, mas com outra definição", afirma.

quarta-feira, maio 05, 2004

Fusão
Ei! o template do blog do César está igual ao do urgente!. Seria esse o primeiro passo para uma fusão dos dois grandes conglomerados de comunicação? Esse assunto deve estar movimentando toda e redação do Valor Econômico e da Gazeta Mercantil.

Calouro
Confirmado: hoje a cerveja é por conta de Felipe Sáles no show do Lobão.

Ops
O Monitor deu hoje uma escorregada engraçada: colocou crédito de Ivan Machado para uma foto de Marcello Casal Jr., da Agência Brasil, que mostra a prisão de Celso Pitta. Ou será que o nosso bravo Ivan foi para a sucursal de Brasília?

E, outra coisa: aquele que aparece na foto do alto da página 3, na fila do cartório eleitoral, não é o Eduardinho?

terça-feira, maio 04, 2004

Publicitário Joselito
Deu no Cidadania na Internet: uma agência fez uma peça publicitária que relaciona uma mulher agredida à necessidade de uma lanternagem. A propaganda é de uma oficina. Nem Jorge Birolha teria pensado numa coisa dessas.

Campos x Rio ?

Dizem as más línguas que o ato público dos governadores reuniu ou 6 ou 10 mil pessoas na véspera do Dia do Trabalho, em Campos. Seja como for, se fosse no Rio talvez ambos os números estivessem amplificados.
“Eu posso até ter problemas com isso mais tarde, mas gente, por favor, Rosinha e Garotinho não!... o Rio de Janeiro não merece, o Brasil não merece!”, Roberto Frejat, em show em Ipanema em memória (sic) ao Dia do Trabalho, promovido pela Prefeitura do Rio. O público em peso se exaltou e aplaudiu de pé. (Ta bem, ta bem, o show foi na praia e não tinha ninguém sentado, mas é um detalhe que não faz lá tanta diferença...)
O bizarro é que o Papai Frejat, correligionário do César Maia, foi candidato a alguma-coisa pelo PFL nas últimas eleições. Espero que esse detalhe também não tenha feito diferença...

Um emprego, enfim

Carioca é mesmo um bicho estranho. Não dá nem pra imaginar como foi a conversa do desempregado que tentou persuadir o futuro-patrão a criar um novo cargo. O que é mais excêntrico: estátua humana de Museu (Palácio do Catete)? Segurança de máquina de refrigerante (Oásis)? Supervisor de papel higiênico em Sanitários (Oásis)?

PS.: vem cá, tem problema escrever sobre emprego para a Internet 4 dias depois do Dia do Trabalho?! Qualquer coisa eu coloco a culpa no meu professor de jornalismo on line...

segunda-feira, maio 03, 2004

Jornalistas que blogam
Quer ler uma conversa interessante sobre blogs de jornalistas? Então clique aqui para ver o texto de Alexandre Cruz Almeida para o Observatório da Imprensa. A criatura, claro, também mantém um blog.

Blogueiro no útero!
Olha aí o e-duardo, filho minerim de JR mais Ana Elisa. O moleque já tá no blog da mãe!

[contos minimíssimos]
Legado

Senira Serena era uma senhora severa. Antes de morrer, reuniu os filhos para uma advertência: não deveriam se envolver com drogas, não deveriam faltar à missa, não deveriam tomar manga com leite. Os vinte e dois filhos ouviram calados, enquanto um neto achava engraçada uma ilustração de Carlos Zéfiro que encontrou dentro da bíblia de cabeceira.

Plantão Urgente !
E atenção: Felipe Sales irá pagar as cervejas na próxima quarta, após o show de Lobão, no Jardim São Benedito. Na ocasião, os rumos do urgente ! serão discutidos. A diretoria está convocada e a polícia não tem pistas.

[momento am]
Um abraço para o amigo César Ferreira, que cansou de ver a gente mandando abraços pros outros neste blog. Aliás, o Exu Bagunçadô voltou a atacar o blog deste nosso amigo, raptando os comentários.

domingo, maio 02, 2004

Memória
Aqui jaz uma estação ferroviária.
Estação Leopoldina, em Campos (RJ).

* Clique em aqui pra ver a imagem.


Moda perigosa
Foi-se o tempo em que moda era apenas uma referência a roupas que estavam sendo mais usadas ou corte de cabelo mais usual (...) Um jovem de 17 anos disse, recentemente: “violência está na moda”. Ele tem razão. Quem dera fosse exagero de um adolescente, uma frase fruto da rebeldia tão comum nesta faixa etária. Sim, a violência virou clichê (...).

Quer ler todo o texto? Então, acesse o blog Verbo Solto (www.verbosolto.blog-se.com.br), onde tenho postado artigos meus que são publicados às terças-feiras, no jornal Monitor Campista.

sábado, maio 01, 2004

[momento am]
Abraço para o coleguinha Chico Aguiar e para os demais coleguinhas que, na manhã do 1º de Maio de 1994, fundaram o Sincom (Sindicato dos Profissionais em Comunicação Social do Norte e Noroeste Fluminense), em uma assembléia lotada na Associação de Imprensa Campista.

Leia !
Recado do caro amigo Cláudio Júlio Tognolli:
"Convido a todos pro lançamento do meu quarto livro, FALÁCIA GENÉTICA: A IDEOLOGIA DO DNA. Será dia 11 de maio, terça-feira, a partir das 19h no FNAC na avenida Paulista. O livro tem 380 pgs, só custa RS$ 14,00 e foi fruto de minha tese de doutorado, defendida na USP em 2002. Mais detalhes em
www.tognolli.com - seção textos".

Lembrem-se
2004: 10 anos da morte de Mussum. Cacildis.

users online