terça-feira, março 30, 2004

Dia D
Terça-feira é dia de publicação de artigo desta urgentista que vos escreve no jornal Monitor Campista. O texto De fora da festa pode ser lido clicando bem AQUI.

Abraços a todos os colegas do Monitor!


segunda-feira, março 29, 2004

Quer mudar o quê?
O verão passou por nós mais uma vez. Adeus embalado pela canção tantas vezes interpretada por Elis Regina. De fato, as águas de março fecharam a estação do sol. Choveu muito em Campos (RJ) (...).
Para ler todo o artigo, clique AQUI.

Nesta terça, dia 30, estarei com um novo artigo no Monitor Campista, no segundo caderno, o Monitor Mais, editado pela jornalista Patrícia Bueno.

domingo, março 28, 2004

Blá-blá-blá
Olá, colegas do urgente! e diletos leitores.
Fui ao show de Marina Lima, no Jardim São Benedito, neste domingo, dia 28/03.
Não vi nenhum urgentista lá...

Mas, dentre outros colegas de profissão, vi Cláudia e Roberto Nascimento - ambos da Inter TV - trabalhando.

Também a amiga América Rocha estava por lá. Aliás, esta colega canta MUITO e compõe!

Quem mais? Os fotógrafos Antônio Leudo, do Monitor Campista, e Wellington Cordeiro, da Fafic.

É claro, Cláudio Sedano - na apresentação do Viva Melhor, Viva Música.

Sobre o show...
Comentários de que a voz da cantora está com menos qualidade. Gostei. E só!

Sobre o palco...
Mudou de posição. Marina Lima ficou com sol no rosto dela. Devia estar bem quente naquele palco. É possível que no próximo show por lá, volte à posição habitual.

Sobre o Jardim São Benedito...
Continua l i n d o.

* * * Quer ver uma foto da apresentação de Marina Lima? Navegue em www.fatimanascimento.fotolog.fot.br ou clique AQUI.

Pra que ?
Aqui neste blog, não há nada sobre a Paixão de Cristo segundo Mel Gib$on. Não há nada sobre o ménage a trois entre Zeca Pagodinho, Nova Schin e Brahma. Não há nada sobre Duda Mendonça, Nizan Guanaes e outros bichos similares. Não há nada sobre as festividades de aniversário de Campos. Não há nada sobre os 40 anos da ditadura brasileira. Não há sexo, drogas e rock'n'roll. Não há nada sobre Luma de Oliveira desabafando na ilha de Caras. Não há nada sobre Garotinho assinando uma nota, dizendo que o homem deve sempre comandar a casa, e Rosinha prontamente endossando. Não há show de Elymar Santos neste blog - ainda bem. Não há posts de Mariane Pessanha, Rodrigo Florêncio, João Paulo Arruda e Patrícia Bueno neste blog. Não há nem mesmo, com a mesma frequência, posts de Vitor Menezes e Fátima Nascimento neste blog. Não há posts do Honorável Id neste blog - mas há no Blow-Up, ahá ! Não há nada sobre onde está Osama Bin Laden. Não há nada sobre Tony Blair, George Bush filho ou SchWARzenegger. Não há Lula, Zé Dirceu, Waldomiro ou Palofi. Não há nada sobre disputa eleitoral em Campos. Não há "só Jesus expulsa o demônio das pessoas". Não há mais visitas do Exú Bagunçadô. Não há galinha no meu quintal. Não há classificados. Não há defesa do consumidor. Não há chances. Não há vagas.

28 de março
Sopra a velhinha, Campos !

Mudança
Uóli está de casa nova.

sexta-feira, março 26, 2004

A pergunta que não quer calar
Como diria o Crooner Dissidente: todo esse barroquismo é para consumo próprio ?

A bacia de Campos foi quebrada
A manifestação de Olha pro sarau, Frederico ! realizada em Macaé, ontem, confirmou: a Mutável Saralho Band é um coletivo de expansão do império. Os mini-contos dos novos autores campistas interpretados por Simone Pedro e André Zamana, embalados pelo baixo de Alexandro F - "por que sua guitarra só tem quatro cordas ?" - mexeram com os neurônios da moçada de Macaé. Tanto que um convite para uma nova apresentação foi feito. Aguardem.

Cante a pedra
Que tal uma passada em Fortaleza, no próximo dia 1º ? Sim, para conferir o lançamento de Bingo !, livro de estréia do caro amigo Cláudio Portella, um dos editores da revista Arraia PajéUrbe. O coquetel acontece no Centro Cultural Oboé.

A primeira ponta do tridente desponta
O caro amigo Jorge Cardoso acaba de lançar Mal pela raiz, pela novíssima editora Baleia, de Nelson Provazi. Na sequência, teremos João Filho e Nilo de Oliveira. Provazi é um cara que sabe o que faz.

quinta-feira, março 25, 2004

Saralho!
Hoje é dia de Olha Pro Sarau, Frederico!, com o título Quebrando a Bacia de Campos. Será daqui a pouco, às 19h, na sede do Sindipetro NF, em Macaé. Abraços para a moçada da Mutável Saralho Band.

quarta-feira, março 24, 2004

Garotinho nas graças dos EUA
Entre uma e outra revelação estarrecedora, o ex-chefe do FBI no Brasil, Carlos Costa, na excepcional entrevista concedida a Bob Fernandes, da Carta Capital, falou de amenidades, como esta curiosa opinião sobre o nosso bravo conterrâneo Anthony Garotinho:

CC: Você conheceu o Garotinho?
CAC: Ele é um bom amigo, um político talentoso. Ele foi o único político brasileiro convidado para a posse do presidente Bush, em janeiro de 2000. Convidado por mim através do então prefeito de Miami, Joe Carollo, ele foi apresentado ao governador Jeb Bush, irmão do presidente, numa noite de nevasca. Estávamos de smoking. Ele esteve comigo no Departamento de Estado, na OEA, e fomos à sede do FBI em Washington...

CC: O Garotinho ficou à vontade?
CAC: Muito à vontade. Recordo-me de que, na sede do FBI, entregou um cartão dele à minha secretária e disse: “Te dou esse cartão para que um dia você possa dizer que conheceu, aqui na sede do FBI, alguém que no futuro seria presidente do Brasil”. Ele é talentoso, mas acho que se precipitou, ainda é muito jovem, não deveria ter disputado a eleição presidencial.

Comendo os ricos
Fausto Wolff é um cara que sabe das coisas. E vocês ficam reclamando quando Uóli fala sobre " trezentas de mortandela"

Literatura bacanal
Esta edição do blogautores foi um esforço coletivo. O resultado foi bastante satisfatório. Clica ali, ó, e confere.

Vândalos assaltam Drummond e Nava
Eis aqui um exemplo de como a nova literatura pode ser bem transgressora, batendo nos cânones.

A bacia de Frederico
Amanhã, a Mutável Saralho Band estará fazendo mais uma manifestação de Olha pro Sarau, Frederico ! Dessa vez, a bagaça irá acontecer no Sindipetro de Macaé, a partir das 19h. O subtítulo dessa vez é "Quebrando a bacia de Campos". E a próxima manifestação em Campos irá se chamar "Paulo César Peréio".

[momento am]
Um abraço para a cara amiga Marcelle Louback, que hoje faz aniversário.

terça-feira, março 23, 2004

Indecências
Li este conto de Tchecov e me lembrei do ploc de Jules Rimet.

[momento am]
Abração para o caro amigo Eugênio Soares que, quietinho, na dele, está fazendo um puta trabalho voluntário com os alunos da Universidade da Terceira Idade, da UFF-Campos.

Mudança de editoria
Tenho sentido falta das fotos de Chebabe nas colunas sociais. Onde estão seus muitos coleguinhas admiradores?

Centelha
O coleguinha Antônio Fernando mostra em artigo de hoje no Monitor que ainda há gente que não se rendeu ao cinismo no vale-tudo da imprensa. Taí um sujeito que mantém acesa a indignação contra a falta de qualidade do jornalismo.

segunda-feira, março 22, 2004

Ataque
Esse é um exemplo de um quadrinho Francisco F.

Invadindo a zona branca
O bróder Ademir Assunção me mandou esse texto há um tempo. Não sei porque não publiquei antes. Tenho pensando em usar a última frase como título de um conto.

As ruas estão estranhas esta noite


Pétalas destroçadas tingem a noite de vermelho.

Mister Morfina se arrasta pelas ruas,

os bolsos cheios de câmaras-de-ar furadas, tranqueiras,

e cacos de vidro.

Peixes coloridos saltam sob a luz dos semáforos.

Uma Rosa cospe um blues na poça das sarjetas.

Um Opala caindo aos pedaços bate de frente no Monumento aos Desesperados Anônimos.





O vidro do aquário se estilhaça.

Os peixes fogem montados em motocicletas envenenadas.

Orelhões suicidas gritam palavras obscenas para velhinhas traficantes.

Mister Morfina acende um cigarro

e observa a palidez de 50 topmodels

que desfilam descalças na passarela cheia de cacos de vidro.

Deus está solto. E dizem que Ele está armado.

domingo, março 21, 2004

Um ploc em expansão
Sei não. Acho que Jules Rimet está ganhando adeptos. Leiam este mini-conto da cara amiga Marcelle Louback e me digam se estou certo ou não.

Impressões
Para impressionar, ele pediu um Martini (um pouco antiquado, mas ainda um clássico). Ela pediu um Bellini (um pouco antiquado, mas elegante, refinado). Animado, ele pediu escargot. Ela, para sua surpresa, sabia manejar perfeitamente os apetrechos de degustação da refinada iguaria. Ele, empolgado, falou de Miles Davis, John Coltrane, Thelonious Monk. Ela falou de Chet Baker, Sarah Vaughan, Charlie Parker. Muito entusiasmado, ele descobriu que ela havia assistido ao Encouraçado Potenkin. Levou-a para casa. Entre os lençóis de cetim, para impressionar, ele mostrou, orgulhoso, seu instrumento. Então ela mostrou, empolgada, o instrumento dela, vez e meia maior. Só para impressionar.

A solidão das rodoviárias
Atribua a certos dias da semana a solidão das rodoviárias. Uma incerteza de pausa demorada, do tipo que remete a não encontrar Deus nas imagens que as nuvens formam ou Diabo um tanto abaixo das raízes, na horta que existia no quintal. A solidez de uma ausência tamanha, como se a mim não fosse permitido o toque das mãos. Como se, a cada tentativa, produzissem chagas em minhas palmas com dedos indicadores que não os meus. E depois regozijassem lambendo, das unhas, o sangue. Não há pessoas que se prestem à bondades. Apesar das aparências, ainda não me acostumei a idéia de que este é um mundo em que todo mundo quer mais é ver todo mundo se danando. People ain’t no good.

O que a saudade faz com o vivente. Aguardem o restante.

Um quase Marçal Aquino ?
Esse é um dos contos que mais gosto do caro amigo Márcio Aquino. Este digníssimo sujeito, o único que eu conheço que sabe imitar gato com um frasco vazio de desodorante, tem um livro pronto, chamado "Chicletes e prazer", literatura pop de alta qualidade - e não essas bagaças que vemos por aí. Segurem um conto bang deste malaco.
Happines is a warm gun
Era adolescente quando viu seu pai ser assassinado em seu portão. Um ... dois ... três tiros à queima-roupa. Dívida com traficantes. Nunca conseguiu esquecer daquele rosto e daquela arma fumegante.
O tempo passou e a vida lhe ofereceu duas opções: vingança ou seguir a palavra do Senhor. Optou pela segunda.
Com o tempo, virou pastor de sua igreja e, talvez como forma de xorcizar a lembrança daquele distante dia, resolveu trabalhar na evangelização de criminosos em penitenciárias. Pelo menos três vezes por semana, adentrava com sua surrada Bíblia pelas frias grades para levar a palavra de Deus e, quem sabe, salvar algumas almas.
Os carcereiros não entendiam porque ele insistia tanto em salvar a alma perdida daquele traficante e frio assassino, que ele parecia dar uma maior atenção.
- É perda de tempo - diziam eles.
Naquela tarde, como de costume, sentou-se diante daquele presidiário especial. Abriu a velha Bíblia, cujas páginas estavam cortadas a estilete, de modo que havia virado uma embalagem onde o antigo revólver que herdara de seu pai se encaixou. Um truque que aprendeu em algum filme.
Apertou o gatilho uma ... duas ... três ... quatro vezes. Ganhou por 4 x 3.
A felicidade é um revólver quente.

sábado, março 20, 2004

Sambinha
Você samba na gelequinha ?

Criatura e criadora
Ana Elisa Ribeiro mostra uma grande lição sobre o eu lírico.

sexta-feira, março 19, 2004

Cuidado !
Acesse por sua conta e risco o novo blog do Caralho de Asa.

Sincom dez anos
O Sincom (Sindicato dos Profissionais em Comunicação Social do Norte e Noroeste Fluminense) completa 10 anos no próximo 1º de Maio. E as dificuldades continuam: falta interesse dos coleguinhas, falta gente com tempo disponível para tocar o barco, falta dinheiro para mover uma ação pela obtenção do registro de entidade sindical - já que o sindicato estadual não quer abrir mão deste pedaço de terra de ninguém. Mas nem tudo é desilusão: no ano passado, o sindicato foi o esteio da campanha do caso Avelino, com papéis guerreiros exercidos pelos coleguinhas Sofia Vecce e Di Donato.

Sucessão
Também em maio é período para eleição de uma nova diretoria para o Sincom. Os diretores serão chamados em breve pela presidente Sofia Vecce para discutir a organização do processo eleitoral. Que tal uma reeleição?

Memória
Em 1º de Maio de 1994, uma assembléia lotada na Associação de Imprensa Campista fundava o Sincom - que nasceu de uma conversa deste que vos digita com o jornalista Chico Aguiar, no café do Boulevard. Chico foi o primeiro presidente e eu o primeiro vice. Entre as realizações daquele mandato estiveram as duas edições do impagável Em Off, jornal que desceu a lenha nas empresas da imprensa local.

Desligue a tv
Adbusters lembra: em abril, teremos a TV TurnOff Week [algo como Semana da TV Desligada].

Calouros trabalhando
Alguns alunos do primeiro período de Comunicação Social da Fafic se juntaram e iniciaram o projeto chamado Portal Multimídia. Confira o resultado aqui.

quarta-feira, março 17, 2004

Cafa rules
Cecília Giannetti encarou Paulo César Peréio e fez esta matéria. Tom exato para o velho malaco do cinema nacional.

segunda-feira, março 15, 2004

Fórum Nilo Peçanha
Inaugurado em 31 de dezembro de 1934, o Fórum Nilo Peçanha , em Campos (RJ), está sendo reformado. O prédio é uma cópia autêntica, inclusive em dimensões, do Parthenon da Grécia Antiga. A obra ocorre sob olhares atentos. Confira clicando AQUI.

* Fonte: Revista Almanaque de Campos

domingo, março 14, 2004

[momento am]
Um abraço para o caro amigo Ururau Irado, a.k.a. Uóli. Vamos combinar a devida cervejada, meu chapa, para dar continuidade à conversa sobre a expansão do império.

Frederico caminha !
No próximo dia 25, a Mutável Saralho Band irá apresentar mais uma manifestação de Olha pro Sarau, Frederico ! Desta vez, a bagaça irá acontecer no Sindipetro de Macaé. O subtítulo desse sarau é "Quebrando a bacia de Campos". Os macaenses não perdem por esperar.

Não cruzem os raios de prótons
Ando com vontade de exterminar uns poltergeists.

Rocha que voa
Hoje, Glauber Rocha estaria completando 65 anos. A data me veio à cabeça, assim que, pela enésima vez, lembrei que o filme “Glauber – labirinto do Brasil”, de Sílvio Tendler, foi exibido na Faculdade de Filosofia de Campos, no ano passado. Detalhe: aquela foi a segunda exibição pública do documentário. E agora, justo agora, é que o filme entra em cartaz. Saímos na frente e qual foi o resultado ? Chongas ? Melhor deixar pra lá.

sexta-feira, março 12, 2004

[momento am]
Um abraço para o caro amigo André Arêas, da TV Record.

Frederico se expande
A manifestação "Ninguém evacua este recinto", de Olha pro sarau, Frederico !, na Fafic, foi bastante proveitosa. A Mutável Saralho Band se encontra em perfeita sintonia e o próximo passo é trabalhar com mini-contos de outros autores do norte-fluminense. Portanto, se você está interessado em participar, mande seus mini-contos para mim, por mail.

Simetria
Assisti ontem a palestra de Ari Peixoto, da Rede Globo, na Fafic. Hoje estou mal, com febre e garganta inflamada. Se eu fosse paranóico, poderia dizer que é uma reação alérgica. Melhor deixar pra lá.

64
Eis aqui um exemplo de debate sobre os 40 anos da ditadura brasileira que bem poderia ser seguido pelos pesquisadores locais.

quinta-feira, março 11, 2004

Destaque no JB
O urgente! é um dos destaques desta semana no Jornal do Blogueiro.

Obrigada à equipe do JB pela indicação.
Leitores, cliquem AQUI e conheçam os outros destaques.

quarta-feira, março 10, 2004

Internet e imprensa
(...) a imprensa, como a entendemos hoje (sistema de mídia impressa), não desaparecerá da face da Terra mesmo depois de a internet deixar de ser um privilégio de poucos.


Se o assunto é de seu interesse, a dica é a leitura do artigo "A internet está matando a imprensa?", publicado no Observatório da Imprensa. Texto do jornalista e pesquisador de mídia eletrônica, Carlos Castilho. Clique AQUI pra ler todo o artigo.

terça-feira, março 09, 2004

Direitos da Mulher
A jornalista Sofia Vecce Lessa, da Secretaria de Comunicaçao Social de Campos, estah integrando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, conforme Portaria republicada hoje, dia 9, no jornal Monitor Campista. Todos os nomeados, entre representantes do Poder Publico, Sociedade Civil Organizada e Legislativo, ficam no cargo pelo prazo de dois anos.

Desejos de sucesso para a colega Sofia em mais esta luta!

* * * Antes que alguém puxe "nossa orelha", destaco a impossibilidade, no momento, do uso de acento nesta mensagem.

Esquecimento estratégico
Na missa de corpo presente celebrada ontem, o bispo Dom Roberto Guimarães não citou, entre as realizações do padre Rosário, a construção da Escola Santa Teresinha. Terá sido pelo fato de a Diocese de Campos tê-la fechado em 2002?

Chuva de Rosas
No início e no encerramento da missa foi cantada a música Chuva de Rosas, composição do padre rosário em homenagem à Santa Teresinha. Impressionou a popularidade da canção também na hora do sepultamento.

Sem marketing
Todas as obras do padre Rosário (Colégio Eucarístico e Igreja Santa Teresinha entre elas) foram feitas sem a fúria marketeira e dizimista que se vê hoje nas igrejas católicas.

Cercado de livros
Ele foi dos últimos representantes de um tempo em que os padres deveriam ser cultos e, ao mesmo tempo, cultores da simplicidade. Quem conheceu a sua casa, ao lado da igreja Santa Teresinha, sabe do que estou falando.

Quarta-feira de cinzas
Dez anos sem Charles Bukowski.

Frederico na área
Amanhã acontecerá a primeira apresentação de 2004 de Olha pro Sarau, Frederico !, com a Mutável Saralho Band, na Faculdade de Filosofia de Campos. A leitura dramatizada de mini-contos da nova geração de escritores campistas vai rolar no auditório, depois da palestra de Gilberto Puig Maldonado, gerente de Comunicação Empresarial da Petrobrás, programada para às 19h – este evento faz parte da “Semana” de Comunicação da faculdade. Como cada apresentação tem um subtítulo, chamamos esta de “ninguém evacua este recinto”. Vocês irão entender o motivo na hora. Ah, sim, a Mutável Saralho Band será composta por este que vos digita e Simone Pedro na leitura, além de Alexandro F no baixo, Juliana Medina na rabeca e André Zamana no comando do som.

[momento am]
Um abraço para o caro amigo Francisco Slade, que bebeu todas ontem, durante o lançamento de seu primeiro livro, “Domingo”.

sábado, março 06, 2004

Capital X Trabalho
Eu vivi para ver Lula ser presidente e Chebabe ser preso.

Professores blogueiros
O Diário de Classe está virando Conselho. Rodrigo Rosselini comprou o passe de Gileno Azeredo (aquele mesmo, que disse que blog era coisa de desocupado).

[momento am]
Abração para o urgentista João Paulo Arruda, que fez 29 ontem e reuniu 29 amigos outra vez.

quarta-feira, março 03, 2004

Voltando à programação normal
Como vocês já devem ter visto nos comentários de um post logo abaixo, o caro amigo Francisco Slade irá lançar seu primeiro livro, Domingo, no próximo dia 8, no Bar do Ernesto, na Lapa – sim, a do Rio de Janeiro; não a campista, onde repousa o ururau -, ao lado da Sala Cecília Meireles. Domingo saiu pela Coleção Rocinante, da editora 7Letras. Segue aí um trecho da orelha que eu escrevi para este livro:
Se você está para fazer o que eu fiz – encarar este livro –, é bom saber exatamente onde vai se meter. Na aparente placidez dos olhos apertados e por detrás dos óculos de Francisco Slade, se encontra entocado o tipo do sujeito que engrossa a lista das pessoas que atiram dum-duns. Assim, tão simples quanto dar a descarga da privada. E é exatamente isso que este malaco faz: descarrega um pente inteiro nas tuas costas e deixa a merda fluir esgoto adentro. Funciona assim: quando você menos espera, bang !, uma dum-dum te cata. Principalmente no cérebro”.

Blogs e letrinhas
Em entrevista a Pablo Pires, do jornal belo-horizontino O Tempo, Ana Elisa Ribeiro pontua algumas verdades sobre a produção literária nos blogs.

Campos durante o centenário
O Monitor publica hoje artigo deste que vos digita chamando a atenção para o fato de que 2004 é o ano da criação do cargo de prefeito de Campos. Não me pergunte "E daí?", por favor...

terça-feira, março 02, 2004

Uai, sô !
Está no ar o especial Minas Gerais, do Paralelos, mostrando um bocado da produção literária daqueles lados. Clica ali, ó, para conferir o que andam aprontando Ana Elisa Ribeiro, Wir Caetano, Francisco Morais Mendes, Telma Santos, Pablo Pires, Vitor Hugo Munaier, Sebastião Nunes e outros mais. Ah, sim. Esta edição foi capitaneada por este que vos digita e o quase-xará George Cardoso. O império se expande.

segunda-feira, março 01, 2004

Comercial
O Verbo Solto é um dos destaques desta semana no Jornal do Blogueiro. Fiquei feliz com isso, evidentemente!

Se ainda não conhece, visite:
www.verbosolto.blog-se.com.br
www.jornaldoblogueiro.blogger.com.br

Pra completar o comercial, terça-feira é dia de eu "soltar o verbo" no Monitor Campista, no segundo caderno, o Monitor Mais.

Again
Back to business.

Alô, governo!
De passagem pela Praça da República, em Campos, neste domingo (29/02), fiquei chocada. O local está muito mal-cuidado. As quadras estão em péssimo estado. Tem muito mato no chamado Bosque da Juventude. Uma contradição frente à visão moderna do projeto Navegar é Preciso (com acesso gratuito à Internet), que possui um núcleo exatamente ali.

No Jardim São Benedito, felizmente, o que se vê é bem diferente.

users online