segunda-feira, junho 30, 2003

Dói o coração
O belo e suntuoso Solar dos Ayrises (lindo, apesar das ruínas), é um exemplo do descaso com o nosso patrimônio. Localizado às margens da BR-356, que liga Campos a São João da Barra, o velho casarão agoniza e sua estrutura está ameaçada. Uma esperança: amanhã, dois arquitetos (um de Campos, o Humberto das Chagas) apresentam um projeto de restauração ao pessoal do Iphan. Espero que voltem com boas notícias. Cruzar os dedos é pouco!

Ecos do Exu bagunçador
Jorge, quer tirar esse ponto de interrogação do meu nome? Depois eu pago a cerveja...

De mendigo a herói
Um mendigo que "mora" na calçada do Sunset Park (aquele prédio bonitão ao lado da Prefeitura de Campos) está sendo chamado de herói por duas garotas que trabalham ali perto. Elas garantem que foram "salvas" das garras de um maníaco sexual graças à intervenção do andarilho, que as levou sãs e salvas para seu local de trabalho. Como para a sociedade, ele é apenas um mendigo, o pobre só seria notícia se tivesse sido o agressor da história...

Combustível
Quer saber mais sobre Jorge Rocha? Então pegue links do Capitu para ver o que se passa nas cabeças de Nelson de Oliveira e de Marcelino Freire. Malditos paulistas!

Caroço no angu
Quem conhece Garotinho sabe que, para preservar a sua cabeça, não tem piedade com a de mais ninguém. Não foram poucos os seus subordinados demitidos sumariamente, pela imprensa, só porque estavam ficando mal na foto. Agora, a pergunta que não quer calar: por que ele tanto defende o secretário Chiquinho da Mangueira?

Corrida do ouro
As associações de pescadores estão querendo beliscar um pedacinho dos royalties do petróleo. Na semana passada, foi noticiado que as universidades também queriam um pouquinho de recursos desta fonte. Por enquanto, até são simpáticas as reivindicações, mas não vai demorar para aparecerem tubarões com interesses menos nobres. O professor do mestrado em desenvolvimento regional e gestão de cidades da Universidade Candido Mendes, Rodrigo Serra, já fez o alerta: se a grana dos royalties continuar sendo mal gerida, estará aberto o espaço para uma mudança na legislação sobre o tema e, depois de aberta a caixa, ninguém sabe o que pode acontecer.

Hospital de guerra
Cena vista e vivida por um colega jornalista na noite deste domingo: ao levar o filho no atendimento de emergência do Pape (Hospital Pró-Clínicas) deu de cara com uma pequena multidão de pais e crianças tentando pôr ordem no lugar. Não havia atendente e houve até pai que deixou a ficha do filho sobre o balcão e se mandou para outro lugar. Um médico atordoado aparecia de vez em quando para perguntar quem era o próximo.

Só Jesus expulsa os demônios das pessoas
O Exu Bagunçador foi dar as caras em outros blogs. Estamos trabalhando para colocar mais e melhores recursos neste blog. Falta só agora Uóli fazer a arte-final, como acertar o local dos comentários e o "recomende".

Cuidado
O CD da obscura banda [?] campista Clássicos Eternos está para ser lançado.

Responda rápido
Qual foi o último livro bom de um campista que você leu ?

sábado, junho 28, 2003

Trágico
Em 28 de de junho de 1984, acidente aéreo no Rio de Janeiro matou 14 jornalistas. No dia seguinte, dois jornalistas morreram em acidente de carro. Na ocasião, voltavam da cobertura do acidente aéreo.

Raul Seixas
Se Raul Seixas fosse vivo, hoje completaria 58 anos. O cantor e compositor nasceu em 1945.

Mancha política
Também foi em 28 de junho, mas de 2000, que o senador Luís Estevão, acusado de envolvimento em irregularidades nas obras do TRT-SP, teve seu mandato cassado pelo Senado Federal.

* * * * * * * * * * * * * * * *
Pena que nossa memória seja tão "curta".

Sabadeira
Falta de assunto deve deixar qualquer editor de noticiário em tempo real em pânico. Olha só a manchete do Último Segundo neste sabadão de meu deus: "Mal-avaliada, Marta Suplicy ainda não tem adversários de peso para 2004".

sexta-feira, junho 27, 2003

Homem Garotinho
Se Anthony Garotinho ficar mesmo de fora do PSB, para onde ele vai? Hum... Há cerca de um mês coloquei no urgente! afirmação do ex-deputado Milton Temer, em que ele disse que Garotinho vai para o PMDB. Será?

No ar: Se Garotinho sair definitivamente do PSB, seus fiéis escudeiros de Campos também vão deixar o partido? Só pra lembrar: o ex-governador saiu do PDT e encontrou "morada" no PSB. O prefeito de Campos e na época aliado, Arnaldo Vianna, e mais alguns vereadores e outros militantes pedetistas seguiram os passos do "mestre". Mas hoje a situação é diferente. Garotinho e Arnaldo não são mais unha e carne.

Eis a questão: quem continuar no PSB dará mostra de que está do lado de Arnaldo Vianna. Quem sair, assume o apoio a Garotinho. Até agora, com os dois no mesmo partido, o pessoal do "deixa disso" estava conseguindo manter as aparências, sem muitos arranhões. Dica: que tal seguir a ideologia partidária?

* * * * * * * * * * * *

Do Diário OnLIne: Garotinho entrará na Justiça contra o PSB

Blog & Roll
Estréia segunda, dia 30, na allTV, com produção do Comunique-se, o programa Blog & Roll, que vai ao ar uma vez por semana, às 20h, na apresentação de Rodrigo Rodrigues, Ênio Martins e Jean Boechat. Eles prometem uma mesa redonda sobre blogs e cultura pop, além de reportagens especiais, clipes e sorteios.

Deve ser uma boa pedida para quem curte blogs. Poderemos participar com perguntas encaminhadas diretamente para o estúdio ou ainda através do chat. Acesse, então, às 20h, de segunda, www.alltv.com.br.

Que emoção!
Ainda bem que voltamos, gente! Já estava me sentindo culpada pelo exu bagunçador, como diz o JR, que baixou no nosso Urgente!. Cruzes! Foi justo com a minha chegada... Emoção maior só sentiremos no último capítulo de Bety, a Feia, hoje à noite. E não percam, logo depois, Pedro, o Escamoso... . Chique, não?

Perfil do JR
O Ururau "entrevistou" o nosso bravo Jorge Rocha (ou seria ele por ele mesmo?) e deu uma deliciosa sacaneada na falta de urgência do nosso urgente!. Imperdível.

Alternativa
Tirado do Ponto Media: versao beta de concorrente do Blogger vai ser lançada oficialmente em breve.

Comentando
Mudamos o sistema de comentarios - estou usando um maldito computador com teclado nao-configurado - do Shout out para o do Blogger.com.br. Vejamos se isso resolve esse problema.
Grato. Voltem sempre.

quinta-feira, junho 26, 2003

Sem comentários
O caro amigo Rodrigo Rosselini manda e-mail indignado: "aí... assim tá ficando difícil acompanhar vocês... sem comentar não dá, é preciso levar esse blog para a sessão de descarrego da Igreja Universal do Reino de Deus, ou, no caso de um blog, talvez fosse mais interessante tomar um "passe magnético" no centro espírita...". Concordo, Rodrigo. Estamos sofrendo muitos ataques ultimamente, mas resistiremos!

Mudança na comunicação da Petrobras
Os coleguinhas de Macaé não falam em outra coisa: o geólogo Gilberto Puig Maldonado deverá assumir, na próxima semana, a gerência de comunicação social da Petrobras na região. Puig já foi diretor do Sindipetro NF, onde coordenou o Departamento de Comunicação. O cargo é disputadíssimo e, digamos, estratégico para a mídia regional.

Traição
Confirmado pelo Manoel Carlos. O Expedito (Rafael Calomeni) vai trair a Lorena (Suzana Vieira) com a Marina (Paloma Duarte) em "Mulheres apaixonadas".

Eflúvios
Façam figa quando forem postar textos, batam na madeira quando visualizarem o blog, preparem despacho na hora de fazer links e joguem sal grosso nos comentários. Baixou um exú bagunçador no Blogger.

Argh
Vamos ver se conseguimos acertar esses acentos.

***Atualização***
Em uma manobra muito complexa, que quase custou minha vida, consegui acertar a acentuação bagunçada pelo Blogger. Junção com o Google é isso aí.

Vozes contra
Ato contra a reforma da Previdência Social sera realizado nesta quinta 26, às 16h, na Candelaria, no Rio de Janeiro. O SINDIJUSTICA - Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio - vai participar do movimento.
Os pedidos de aposentadoria dentro do Judiciario aumentaram nos ultimos dias (como em outras categorias profissionais). Melhor para os recém-concursados que aguardam ansiosos pela convocaçao.
* * * * * * * * * * *
Pessoal, desculpe a falta de alguns acentos e do cedilha. Mudanças na versao do blog spot provocaram isso. Bom dia a todos!

quarta-feira, junho 25, 2003

Peixes
Você está mais voltado para as questões profissionais. Reveja seus valores e suas escolhas para não se arrepender mais tarde.

Aquário
É importante que hoje você encare questões sobre seu relacionamento e analise o valor de cada um, para poder aperfeiçoar o que é necessário.

Capricórnio
A Lua em quadratura com o Sol sugere que você eleve mais seu espírito e tente estabelecer um ritual filosófico ou religioso na sua vida.

Sagitário
Sua imagem pública está favorecida. Onde quer que você vá hoje, sozinho ou acompanhado, estará sendo admirado e aplaudido por suas atividades.

Escorpião
A área dos amigos estará ativada. É importante que você procure ser útil e ajude aquele que está precisando de você. Mostre que se importa com eles.

Libra
As energias planetárias aconselham você a centrar-se mais em seus anseios e na sua necessidade espiritual. Curta então os momentos de isolamento.

Virgem
Você está mais bonito e sedutor. Portanto, fique mais atento às suas necessidades e não se deixe enganar por conversas que não dão em nada.

Leão
Sua necessidade de mostrar suas qualidades estará maior e afetará sua área de valores neste período. Tente fazer com que isso aconteça sem forçar a barra.

Câncer
Aproveite que a Lua está em Áries e procure disciplinar mais seu pensamento e sua maneira de se comunicar. Mais confiança pode surgir a partir daí.

Gêmeos
A Lua na sua área familiar sugere que você aproveite este momento para organizar as coisas em casa. Um toque mais suave vai embelezar o ambiente.

Touro
Momento de muita inquietação e necessidade de respostas imediatas. Controle-se e tente encontrar maneiras de se distrair.

Áries
Aproveite este dia e organize sua rotina para ter tudo mais controlado. A Lua em seu signo faz o clima propício e inspirador para isso.

Mamão II
O farmacêutico Eduardo Traversa descobriu mais uma utilidade da papaína, enzima extraída das folhas e frutos verdes do mamão. Num estudo feito na Universidade de São Paulo, ele verificou que o composto é eficaz para acabar com pêlos. O cientista testou a substância em camundongos e atestou que, quando adicionada a um creme, ela promove a queda dos fios.

Saudável
Um copo de suco de uva (150 ml) no almoço e outro no jantar ajudam a prevenir a obstrução das artérias coronárias, revela pesquisa da cardiologista Silmara Regina Coimbra, do Instituto do Coração, em São Paulo. Assim como o vinho tinto, o suco aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e contribui para a redução do risco de infarto, sem os inconvenientes do álcool.

Mais magras
Um estudo sobre obesidade realizado com 242 pacientes de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte revela que o balão intragástrico - colocado no estômago por endoscopia, para produzir a sensação de saciedade - reduz até 70% do excesso de peso. A pesquisa do cirurgião Afonso Sallet, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, mostra que o recurso facilita a adaptação do paciente a uma dieta pouco calórica e serve de alternativa aos que temem a radical cirurgia de redução do estômago.

Lavar roupa todo dia...
A fabricante nacional Luxia diz ter pesquisado dois anos para lançar uma lavadora ecologicamente correta, que dá conta de toda a louça em três minutos. O pulo do gato é um boiler que consome menos energia para aquecer a água até 80o C. Custa R$ 1.500.

Tiro no pé
Um grupo de militantes do MST realizou hoje em São Paulo um protesto que tinha, entre as suas máximas, a seguinte: "Te cuida imperialista, América Latina vai ser toda socialista", como informou a Agência Brasil. Era uma manifestação contra a Alca, o próximo ponto de tensão entre o governo Lula e alguns movimentos sociais. Por enquanto, no entanto, o governo não tem com o que se preocupar. Um slogan como o que foi registrado aqui mais atrapalha que ajuda o MST.

Importante
Cientistas chineses, americanos e europeus que acompanham a operação de resgate dos sítios arqueológicos que serão inundados pelas águas da Represa das Três Gargantas, no Rio Yang-Tsé, na China, estão convencidos de que a maior parte do patrimônio será destruída. A China começou a encher o reservatório da represa, a maior do mundo, no mês passado. A região abriga sítios com milhares de anos e arqueólogos dizem que simplesmente não há mais tempo para resgatar objetos e esqueletos.

Próstata
Uma versão mais concentrada de um remédio contra a calvície se mostrou eficaz na prevenção do câncer de próstata, segundo pesquisa divulgada ontem nos EUA. O estudo revelou, no entanto, que o uso prolongado da droga pode causar efeitos colaterais, como impotência e redução do desejo sexual. Além disso, se, apesar do tratamento, o paciente desenvolver câncer, o tumor poderá ser muito mais agressivo.
O estudo de especialistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas e do Instituto Nacional do Câncer dos EUA mostrou que a droga, finasteride, reduziu a incidência de câncer de próstata em 25% dos homens que participaram da pesquisa.

Mamão
O Governo Federal vai prestigiar a pesquisa Frutimamão, da Uenf. Maneiríssimo, né?

Empregos
A ExpoAgro vai gerar 12 mil empregos. Legal, né?

Conselho
"Falar em demasia, sem verdadeira necessidade, é como deixar crescer milhares de ervas daninhas em um jardim. Não é preferível que as tenhamos em pequena quantidade?"
Dalai Lama

Decoração
A última moda são os móveis de fibra. Bonitos e resistentes, eles são muito versáteis.

Saúde
Chefes injustos podem fazer subir a pressão arterial de seus funcionários. A conclusão é da pesquisadora Nadia Wager, da Universidade Buckinghamshire Chilterns, na Inglaterra.

Quando acabar o maluco sou eu

Toda vez que eu olho no espelho a minha cara
Eis que eu sou normal e isso é coisa rara
A minha enfermeira tem mania de artista
Trepa em minha cama crente que é uma trapezista
Eu não vou dizer também que eu seja perfeito
Mamãe me viciou a só querer mamar no peito

Ehê, ahá! Quando acabar o maluco sou eu
Ahá! Quando acabar o maluco sou eu

O russo que guardava o botão da bomba H
Tomou um pilequinho e quis mandar tudo pro ar
Seu Zé preocupado anda numa de horror
Pois falta um carimbo no seu título de eleitor

Ehê, ahá! Quando acabar o maluco sou eu
Ahá! Quando acabar o maluco sou eu

Eu sou louco mas sou feliz
Muito mais louco é quem me diz
Eu sou dono do meu nariz
Em Feira de Santana ou mesmo em Paris

Não bulo com governo, com polícia, nem censura
É tudo gente fina, meu advogado jura
Já pensou o dia em que o papa se tocar
E sair pelado pela Itália a cantar

Ehê, ahá! Quando acabar o maluco sou eu
Ahá! Quando acabar o maluco sou eu

Dá-lhe Raul. Vamos tocar fogo nessa gente careta e covarde!

Nero
"Não vamos parar de tocar até que as guitarras quebrem!" Vamos botar fogo nesta porra!!!

Quem diria II
César Ferreira está com o coração partido. A causa disso seria um produtor que viajou para o Tocantins. Vitor Menezes anda espalhando essa história pela cidade.

E Daí?
Que diferença faz saber se Vítor Menezes está fumando maconha? É só porque ele tem aquela cara de menino sério?

Cansativo
Sei quem é Álvaro Marcos e Pudim. Em compensação não sei quem é Id, C.de Asa, Ururau Irado, Texugo Caliente, Anti-Tudo, entre outros. Mas, não faz diferença. Cansei dessa brincadeirinha de gato e rato. Não quero mais saber a identidade secreta de ninguém. Ando cansada dessas coisas. Estou enjoada de blog.

Quem diria
Vitor Menezes está fumando maconha. Pelo menos é o que César Ferreira anda espalhando pela cidade.

Marofa
A situação piora a cada dia. Tenho recebido muitas queixas de usuários por causa da qualidade das ervas para chá que estão sendo vendidas em Campos e no Rio de Janeiro. Até quando esse descalabro continuará? Se faz necessária uma conexão urgente Assis-Jamaica para sanar o problema. Sugiro que o Jorge Rocha seja enviado de ônibus nessa aventura. É claro que a passagem será paga por nosso grupo. Só não garantimos a fiança...

Não estou bem
Zion é uma outra ilusão de Matrix?

Inicializando
João Paulo Arruda tem razão quando acusa Elisael de ser o Aranha Negra. Jorge Rocha e Vitor Menezes têm motivos, após a noite de ontem, para continuar negando que sabem as verdadeiras identidades do Ururau e Caralho de Asa. Id é o Álvaro. Pudim é o vice. A verdade está lá fora.

terça-feira, junho 24, 2003

Nascimento da imprensa
A história da imprensa no Brasil é contada no livro "O Nascimento da Imprensa Brasileira", produzido pela doutora em Ciência Política, Isabel Lustosa. A obra, composta por pequenos volumes escritos por especialistas, mostra como a imprensa influenciou o processo de independência da nação, em um período em que política e imprensa se confundiram da forma mais radical. Mais informações no Comunique-se.

Pit
Id é o Álvaro.

Niver do maluco
Quinta, dia 26, é aniversário do fotógrafo César Ferreira, aquele maluco amigo meu.

Tortura
Certas coisas deveriam ser proibidas dentro dos ônibus. Ontem, fui até a minha casa ouvindo Bruno e Marrone. Tive vontade de matar o motorista. Antes mesmo que isso acontecesse, a força do meu pensamento fez com que o rádio desse um tilt, mas, como alegria de jornalista dura pouco, a tortura continuou. O passageiro ao lado começou a cantarolar a maldita música, com um microfone imaginário. Vitor, dá pra transferir a assembléia para um sábado? Tô estressada...

Patrícios
Há quanto tempo eu não acessava o Jornalismo e Comunicação, blog coletivo de terras portuguesas !

Puro marketing
O secretário de Segurança Pública, Anthony Garotinho, deveria ser chamado para dar palestras sobre marketing para alunos de publicidade. Incapaz de deter a onda de violência que tomou conta do Rio, o homem forte do governo tratou de arrumar um jeitinho de melhorar a sua imagem junto à classe média carioca. A "faxina" das ruas de Copacabana, com a retirada da população de rua, pode não alterar a rotina da criminalidade, mas, com certeza, já está fazendo com que Garotinho atraia a simpatia dos moradores da Zona Sul.
O que as pessoas deveriam lembrar é que ninguém vai morar nas ruas porque quer. Este é, na verdade, um problema antigo das grandes e médias cidades brasileiras, que reflete o total abandono da população. De uma maneira geral, os governos só resolvem tomar providências, sempre paliativas, quando a situação chega a um ponto crítico. A transferência compulsória dessas pessoas para abrigos públicos não vai resolver a questão. Em muito breve, estarão todos — e mais alguns — de volta às ruas. É preciso dar a todos eles condições de sobrevivência para que possam levar uma vida normal.

segunda-feira, junho 23, 2003

Aguardem
Os 400 kg de balas estão chegando !
[malditas piadas internas]

Literatice
O caro leitor e a cara leitora andam procurando por um site que aborde, de maneira inteligente, o tal jornalismo literário ? Então, experimentem clicar bem aqui.

Remember
Patrícia Bueno, lembre-se: id não existe.

UNE quem, cara pálida ?
Estudantada que não dorme no ponto e que não foi ao 48º Congresso da UNE acompanhou todo o processo no Centro de Mídia Independente. Como era de se esperar, o PCdoB se manteve mais uma vez no poder. Mas muitas situações mostram a quantas anda o movimento estudantil.

Emoção que se vê
Sabe aquele velho conceito de que uma boa fotografia vale por mais de mil palavras? Ele continua valendo. E muito. A fotografia é uma arte. Como tal, capta emoções que muitas das vezes não podem ser expressadas fielmente em letras. Prova disso é a exposição Periferias, que pode ser vista até 27 de julho no Sesc de Campos(RJ). Eu estive lá. São aproximadamente 70 imagens que retratam "a vida com alegria mesmo na adversidade" (tema), captadas por 17 fotógrafos.

Esquema de visitação: de terça à sexta, das 12h às 22h; sábados e domingos, das 12h às 20h. Curadoria de Leonardo Vasconcellos e coordenação de Wellington Cordeiro. Parabéns aos participantes!

Convocação geral
Todos os urgentistas estão intimados para Assembléia Geral Ordinária no Bar do Assis, nesta terça, 24, às 21h. O pretexto é comemorar a chegada da Patrícia Buótima, digo, Bueno.

Sobre a bomba
Pessoal, última chamada para assistir à peça A Verdade Sobre a Bomba, de Eugênio Soares. O espetáculo estará em cartaz no Sesc, dias 27, 28 e 29 de junho, às 20h. E por falar em bomba, alguma notícia do Bin Laden?

Sindicalistas na Petrobras II
O "mercado" continua assustado com os novos nomes da Petrobras. A revista Exame que o diga.

Labuta literária
O JB de hoje traz matéria sobre as oficinas de literatura da Uerj, que faz escritores consagrados trocarem as teclas pelo giz. A idéia é ótima e Campos merece ter algo do tipo. Fica a sugestão para os cursos de Letras da Fafic e da Estácio e para a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Leia a matéria aqui.

Nova coleguinha no urgente!
Seja muito bem-vinda, Patrícia Bueno.

Em Campos, zero
A Campanha do Fome Zero continua dando resultado em Macaé. Leia mais aqui.

Jornalismo sem jornalista
De Carlos Alberto Di Franco, no Globo de hoje: "Entramos na era do jornalismo sem jornalistas, nos tempos da reportagem sem repórteres. Ficamos, todos (ou quase todos), fechados no nosso autismo, emparedados no ambiente rarefeito das redações". Leia a íntegra do artigo aqui.

Oi, gente!
Também tô aqui no urgente!. Agradeço pelo convite e espero contribuir para o sucesso ainda maior deste blog. Só estou preocupada com uma coisa: Como será o ritual de iniciação?

sábado, junho 21, 2003

Amanhã, o mundo
Seguindo indicação do caro amigo Alexandro F - aliás, hoje é aniversário do malaco -, fui dar uma olhada nos blogs campistas cadastrados no Blogs.com. E eis que encontro 26 blogs !!! Proponho que façamos uma top list destes blogs.

Hermético e fechado para um gueto
Toda minha culpa cabe neste lugar.

Bacana
Ontem o Assis estava como nos velhos tempos. Só para não alongar este post, vale destacar que ali estavam pessoas com bom papo encontrando condições de conversar e não havia nenhum carro com som ligado naquele bate-estaca dos infernos. César Ferreira, você perdeu.

Comunique-se na alltv
A difícil virtude da independência. Este é o tema do programa do Comunique-se deste sábado, que será exibido, às 18h, na alltv. Vão participar do programa Eduardo Luiz Correia, coordenador de comunicação, e Leonardo Bueno, diretor de trabalhos multimídia, ambos da Prefeitura de Santo André.

Eu pretendo assistir. Ontem (sexta), foi a primeira vez que acessei a alltv. É possível fazer perguntas aos entrevistados e ainda participar de chat com internautas ligados na programação. Quem sabe, então, a gente se encontra hoje (sábado) no programa do Comunique-se. O site da alltv é www.alltv.com.br

sexta-feira, junho 20, 2003

Citando
Já era para ter falado antes: a cara amiga Suzi Hong está na área.

Sing a song
Por onde andam os músicos de blues em Campos ?

[momento am]
Um abraço para Jaime Gonçalves, que está mandando bronca no Viva Favela.

Santa sangre
Que tal assistir a peça "Teresa D´Ávila, a santa descalça", que será apresentada hoje e amanhã, no Teatro do Sesc ? Por certo, valerá a pena conferir a atuação de Rita Elmor.
[Se não me falha a memória, esta atriz esteve envolvida em uma situação que resultou no afastamento de Paulo César Pereio da peça Hamlet, do Diogo Vilela, em 2001. Ah, os bastidores ... ]

Contato
Leitor, veja o lado esquerdo da tela do computador. Lá está a relação de quem escreve aqui no urgente!
O recado é o seguinte: se quiser fazer contato com um de nós, basta clicar sobre o nome de quem gostaria de falar. Ali estão os e-mails individuais. Mas caso queira enviar mail direto para o urgente!, temos um link logo abaixo do banner do blog spot. O endereço eletrônico do urgente! é urgentemail@bol.com.br
Não dispensamos críticas, sugestões, informações etc.

Simetria
Volto do Rio de Janeiro no dia em que Os Mulekes - grupo que João Paulo adora ! - tocam por lá. E justo na Lapa. A vida não é uma maravilha ?

Transição
Amanhã (sábado) é dia de boas-vindas ao inverno. A nova estação, no Brasil, vai começar às16h10.

quinta-feira, junho 19, 2003

Legalize já
Leia essa opinião dobre as drogas: “Todas deveriam ser legalizadas. As pessoas têm de ser responsabilizadas pelo mau uso, assim como fazemos com o álcool. Ninguém é preso porque bebeu, mas quando causa um acidente por estar bêbado, certo? Toda luta contra as drogas só produziu corrupção e violação de direitos. E não impediu ninguém de usá-las. Se elas fossem legalizadas, acredite, não haveria mais cartel na Colômbia e haveria menos males na vida das pessoas. Elas iriam às farmácias comprá-las. Essa diferença entre drogas legais e ilegais é totalmente arbitrária”. A afirmação é do deputado federal Fernando Gabeira? É do Marcelo D2? Não. Trata-se da posição de um senhor de 91 anos, ultraliberal (no sentido acadêmico do termo), prêmio Nobel de Economia em 1976, Milton Friedman, em entrevista à revista Primeira Leitura deste mês de junho.

quarta-feira, junho 18, 2003

Eta nóis
Está saindo semana que vem um disco com canções do Raul Seixas, pelo Som Livre. O carro chefe do CD é esta versão (na verdade, a original) feita pelo próprio para "Cowboy fora-da-lei". Acharam, nos arquivos da gravadora, uma gravação do próprio Raul para esta música. O clipe vai passar domingo no "Fantástico", mas a letra o Urgente! publica em primeira mão.


ANARQUILÓPOLIS (RAUL SEIXAS)

-EU ESTAVA NA CIDADE COMPRANDO MILHOS PRAS GALINHAS QUANDO UM GAROTO CHEGOU CORRENDO PARA ME AVISAR, QUE A DILIGENCIA DO CORREIO TINHA DEIXADO UMA CARTA PRA MIM...
-UMA CARTA ? DE QUEM SERIA ESSA MERDA ?....É POIS É, MAS... AH QUE ERA DA PREFEITURA DE ANARQUILÓPOLIS
ME CONVIDANDO PARA UMA FESTA DA SUA EMANCIPAÇÃO
-OK BOY...

UÍSQUE DE MONTÃO .... EU VOU BEBER
E FAZER TUDO QUE EU QUERO FAZER
CADA UM MANDA NO SEU NARIZ
POR ISSO QUE O POVO LÁ É FELIZ
É ISSO AÍ !

MEU FILHO, É ISSO AÍ..., AGORA MONTEI NO MEU 'SILVER -JEGUE' E PARTI COM O FIRME PROPÓSITO DE UNIR O ÚTIL AO AGRADÁVEL, POIS ANARQUILÓPOLIS ERA TAMBÉM O BERÇO DA MINHA AMADA, A BELA JOSEFINA LEE, FILHA ÚNICA DO MEU AMIGO XERIFE JAMES
ADEAN...ENQUANTO O JEGUE IA RINCHANDO, EU SEGUIA PELA ESTRADA CANTANDO:

EU NÃO SOU BESTA PRA TIRAR ONDA DE HERÓI
SOU VACINADO, EU SOU COWBOY
COWBOY FORA DA LEI
DURANGO KID, SÓ EXISTE NO GIBI
REFRÃO

E QUEM QUISER QUE FIQUE AQUI
ENTRAR PRA HISTORIA É COM VOCÊS

-QUANDO EU E MEU JEGUE CHEGAMOS EM ANARQUILÓPOLIS, PENSEI QUE TINHA ME ENGANADO ATÉ DE CIDADE ... TINHA UNS CARAS MAL ENCARADOS ARMADOS ATÉ OS DENTES. PERCEBI LOGO A SITUAÇÃO: OS BANDIDOS HAVIAM DOMINADO O LUGAR E MANTINHAM TODOS COMO REFÉNS... JAMES ADEAN NÃO ERA MAIS O XERIFE E SÓ SE VIA A CARA DE PESSOAS COM TRISTEZA E MEDO !

DEUS ME LIVRE, QUASE QUE EU DANCEI
DEDO NO GATILHO ERA DA LEI
SOZINHO E DESARMADO ESTAVA ALI,
PRA O DIABO OS QUE ME CHAMARAM AQUI...
FOI ENTÃO...

-TA DOMINADO COWBOY!

EU NÃO SOU BESTA PRA TIRAR ONDA DE HERÓI
SOU VACINADO, EU SOU COWBOY
COWBOY FORA DA LEI
DURANGO KID, SÓ EXISTE NO GIBI REFRÃO
E QUEM QUISER QUE FIQUE AQUI
ENTRAR PRA HISTORIA É COM VOCÊS


SOLO

EU NÃO SOU BESTA PRA TIRAR ONDA DE HERÓI
SOU VACINADO, EU SOU COWBOY
COWBOY FORA DA LEI
DURANGO KID, SÓ EXISTE NO GIBI REFRÃO
E QUEM QUISER QUE FIQUE AQUI
ENTRAR PRA HISTORIA É COM VOCÊS

- MEU FILHO, É ISSO AÍ...

terça-feira, junho 17, 2003

Jornalista na Adecit-G
A Associação dos Empresários do Comércio, da Indústria e Transportes de Guarus (Adecit-G), a partir de sexta 20, estará com nova diretoria, conforme matéria do O Diário. O que muitos não sabem é que o presidente eleito, René Siqueira Tavares, é um dos nossos, quero dizer, é jornalista.
Renê concluiu a Faculdade de Comunicação Social em 1991, mas não chegou a atuar na área, preferindo continuar no comércio a "aventurar-se" em veículos de comunicação.
Desejamos uma boa gestão e que tenha disposição para atender seus "coleguinhas", com informações interessantes.

Que tipo de salário é o seu?
O "faz-me rir" do jornalista e de outros trabalhadores tem muitos outros nomes...
Confira no Teia de Gente (www.teiadegente.weblogger.terra.com.br).

Blogueiro novo na área
O caro amigo Rodrigo Rosselini acaba de avisar que está com um blog na praça. Vale acompanhar o moço.

Ficção jornalística?
Diz aí Cony: "Nenhum jornalista é um novo Moisés trazendo, quentinho na mão, o decálogo fundamental da sociedade humana. Há espaço, nos jornais e revistas, na mídia em geral, para a ficção jornalística, as crônicas literárias ou que delas se aproximam pelo valor do texto de cada profissional". Leia mais aqui.

Alguém me ajuda, pelo amor de Deus!
Que p#%$@ é essa de “id não existe” ?

Expo hoje
Atenção urgentistas e nossos quatro leitores. Todos hoje na abertura da exposição Periferias, às 19h, no Sesc. Coquetel para fazer a cabeça de jornalista sem grana (isso é meio redundante, não?). Depois passamos no Assis.

segunda-feira, junho 16, 2003

Sem limites
Garoto de 16 anos é baleado em São Paulo. Foram três tiros certeiros. Morre no local do crime. Corpo no chão. Mãe é avisada e vai às pressas para onde ocorreu o assassinato, e confirma: sim, trata-se de seu filho. Fica desesperada (como se é de esperar). Não leva muito tempo para que inúmeros repórteres fiquem ao redor dela. Perguntas e mais perguntas:
Seu filho tinha inimigos? Tinha rixa com algum traficante? Qual era o sonho do seu filho?
E as perguntas foram sendo repetidas (embora formuladas de forma diferente).
Queriam a qualquer custo manter aquela mulher no vídeo; queriam a resposta que imaginavam ser a melhor. Algumas emissoras transmitiam ao vivo.
Será que realmente era necessário que os repórteres "caíssem" sobre aquela mulher - fragilizada, atordoada - como urubus em cima da carniça? Vale refletir.

Talita
Taí um blog com cara de blog. É de uma garota de Campos. Bobinho bobinho. Gostosinho gostosinho.

José Alencar está certo!
Sexta passada entrei solenemente na Caixa Econômica Federal, com a minha distinta senhora, para saber como funciona o financiamento para compra de imóveis. Fui informado pela simpática atendente que a nossa renda familiar permite a obtenção de um empréstimo de R$ 34 mil e uns quebrados no plano para compra de terreno e construção. Como forma de pagamento, poderia optar por mensalidades de R$ 1050,00 em um prazo de cinco anos, com reajuste trimestral pela TJLP. Fiz as contas na frente da moça e cheguei à conclusão de que, sem incluir os juros, eu iria pegar R$ 34 mil e uns quebrados e pagar R$ 63 mil! Será que eu devo procurar um banco privado? Ou seria melhor o FMI?

Estilo Garotinho
Quer saber que fim levou o Piscinão de Ramos? Então clique aqui.

Recall de livro
Situação delicada a da Editora da Universidade do Sagrado Coração (Edusc), que mandou recolher toda a edição do livro Testemunha Ocular: História e Imagem, de Peter Burke, lançado durante a Bienal do Rio. Há erros gravíssimos na tradução, como a própria Edusc reconhece, e todo o trabalho será revisto e reimpresso. Leia mais aqui.

Separatismo
O Diário de hoje trouxe matéria sobre a volta do debate acerca da idéia de separar o Rio de Janeiro do Estado da Guanabara — como antes de 1974. Campos poderia ser a capital do novo Estado. Sei que politicamente não há qualquer viabilidade para tal, mas até que não seria mau dar uma esvaziada nos cofres da zona sul carioca. Só resta uma pergunta: quando os royalties acabarem, a gente volta correndo para pedir a fusão novamente?

O futuro
Olhando meus arquvos hoje, encontrei este link de uma publicação de 2002, que mostra o quanto os blogs têm a oferecer para a elaboração de uma linguagem midiática diferenciada. E é bom ver o quanto de credibilidade - a moeda forte dos jornalistas - os blogs conquistaram de lá para cá.

Favorecendo
Deu no Último Segundo: Garotinho faz pacote de segurança sem licitação.

Finalmente !
Pagaram cervejas para mim no aniversário de Rodrigo Florêncio.

Periferias
Começa amanhã, no Sesc Campos, a exposição fotográfica “Periferias”. O professor e fotógrafo Leonardo Vasconcelos, curador do evento, explica o tema central do trabalho: “É o cotidiano dos habitantes da região periférica, enfocando de forma lúdica o seu modus vivendi no geral, seu lazer, cultura, vida esportiva e formas alternativas de sobrevivência, em particular”. O evento será aberto às 19h. Dezoito fotógrafos da cidade participam. São eles: Antônio Cruz, Carlos Emir, Carlos Grevi, César Ferreira, Diomarcelo Pessanha, Eduardo Pregal, Genilson Pessanha, Gerson Gomes, Helber Carvalho, Oscar Wagner, Paulo Damasceno, Paulo S. Pinheiro, Ricardo Avelino, Rosanna Cozzi, Silésio Corrêa, Silvana Hust e Wellington Cordeiro.

Campanha
O prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, esteve quinta-feira em Campos e reforçou os boatos – por mais estranhos que pareçam – de que pode ser candidato a prefeito de Campos. Alair foi homenageado, no Teatro Trianon, durante o Prêmio “Talentos da Nossa Terra”, idealizado e oferecido por Shana Carla. Antes foi exibido um vídeo sobre a administração de Alair em Cabo Frio. O filho dele, Márcio Corrêa – Deputado Estadual que arrebentou em votos em todas cidades do estado, inclusive Campos – também foi homenageado. Alair foi o segundo prefeito – até então só Betinho Dauaire (SJB) - a comparecer a entrega do prêmio, criado há 13 anos.

domingo, junho 15, 2003

Jornalistas na mira
Mais um blog, além do Crônicas Indignadas, está no encalço de jornalistas e veículos de comunicação. É o Ahh, o Jornalismo...
Coleguinhas, deslizes estão na mira. Mas isso é bom. Assim, quem sabe, ocorre mais zelo no uso da língua portuguesa - instrumento precioso de trabalho de qualquer profissional de comunicação.

Ótica televisiva
As emissoras de televisão fazem concessões desnecessárias ao mau gosto. Quem disse isso? Poderia ter sido eu, talvez muitos dos leitores do urgente!. Mas as palavras são de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni - um dos grandes nomes da tv brasileira. Em entrevista à revista Veja, Boni conta porque não deu certo sua ida para o SBT, aponta falhas no Big Brother e em O Jogo, destaca que os espectadores não são culpados pelas baixarias na televisão, além de citar outras coisitas. Quer conferir? Então, clique bem AQUI.

sábado, junho 14, 2003

Maconha
Há anos não fazia isso. Estou agora, neste exato momento, na casa do meu melhor amigo Vitor Menezes, junto ao meu melhor amigo César Ferreira. Sinto saudades de muita gente, como os meus melhores amigos Léo Peixoto e Luciana Barbosa. E sinto também, seu filho da puta, saudades do meu melhor amigo João Paulo. "A nossa história não estará pelo avesso assim..."
Até a próxima.

Remember
Id não existe

Teia na web
Até Aranha Negra tem blog agora. Onde isso vai parar, meu Deus ?

Demorô !
O caro amigo e fotógrafo maluco - segundo atesta Rodrigo Florêncio - César Ferreira finalmente começou a postar em seu blog. Ah, e o template é uma cortesia de Uóli, que mudou novamente a cara do Crônicas Indignadas.

Desmazelo
São quase dez da manhã. Depois de maltratado pelo amigo Rodrigo Florencio, me preparo para entrar no carro de reportagem e rumar em direção à Baixada Fluminense. Tem um corpo em decomposição, o que sobrou do acreditam que tenha sido uma adolescente, na Favela do Lixão. Voltarei com vida? Terei ânsias de vômito? Ou as decepções do sábado ficarão restritas ao fato de não poder comparecer à festa do amigo por estar de plantão e ainda ser esculachado por ele?

Doc Holliday
Vitor, César, Jorge, Gileno, Elisael, Álvaro, Marquinho, Willen, Petrúcio, Fábio, Gustavo, Neto, Charles, Alon, Antunis, Ricardo, Aldir, Juscelino, Alcir, Alessandro, Luis, Paulinho, Carlinhos, Boca Preta, Nelson, Maurício, Jhow, Manelzinho, Wedson, Beraldi, todos vão. João não.

Classificados
Troco uma amizade de 11 anos por uma bala maluquinha e uma farpa de bambu na unha. Tratar com a Sociedade de Betume. Local: Taco’s Beer, às 22h.

Vacilão, mulherzinha
Os mais simpáticos, bonitos, inteligentes e melhores amigos do aniversariante confirmaram presença na festa “30 anos do Mitchu”. Ainda abalado com a ausência de alguns ingratos, tratantes, feiosos, desajeitados, mulherzinhas e manés que não vão à festa, Rodrigo desabafou: “Safado, vou contar tudo agora. Tratante, vai se ver comigo. Te pego na esquina”.

João Paulo vai
O Papa João Paulo II confirmou presença na festa “30 anos do Mitchu”, neste sábado, às 22h, no Taco's Beer. A notícia foi liberada pela assessoria de imprensa do Vaticano. João Paulo, o Papa, resolveu comparecer ao evento depois que soube, aqui no Urgente, que João Paulo, o jornalista, vai vacilar feio com seu grande amigo Rodrigo. Com a ausência do xará, João Paulo, o Papa, acredita que o aniversariante consumirá menos entorpecentes e, portanto, lhe dará mais atenção. “Está chegando a hora de me encontrar com Ele”, disse.

sexta-feira, junho 13, 2003

Parceria
Ouvi dizer que tem uns freqüentadores desse blog que se arriscam a compor canções. Então, acabo de vomitar essa letra e procuro um parceiro para dar cara de música a ela. Alguém se habilita?
P.S. A propósito, a letra é ficção. Continuo (bem) casado.

Saco de pancada


Me conte uma história nova
que me engane feito as velhas
Me dê uma desculpa
tão esfarrapada quanto minha auto-estima

Crie um novo número de ilusionismo
e tire da cartola
uma sacola de boas intenções
e projetos irrealizáveis

Ligue a cobrar
e não atenda às minhas ligações
só para eu ficar puto
como antigamente

Diga que hoje está cansada
mas não deixe de me mostrar
aquela embalagem de aspirina
vencida que sempre me vence

Demore horas no cabeleireiro
e me mande te buscar
em Botafogo na hora do rush

Arranhe por engano
meu CD da Legião
e venha insuportável pra casa
porque não suporto mais
não ter de suportar você

Russo
Dica de leitura imperdível. "A rainha do inverno" e "A jogada turca" são os dois primeiros romances do escritor russo Bóris Akunin lançados no Brasil. Em ambos a trama gira em torno do jovem detetive Fandórin, que investiga casos sempre ligados à política internacional. O mais interessante é que as histórias acontecem no século XIX mas com um clima de romance noir dos anos 30. As aventuras são quase tão boas quanto as do detetive Salvio Montalbano, personagem de Andrea Camillieri, da Coleção Negra.

João Paulo Arruda não vai
Amanhã, às 22h, no Taco´s Beer (ex-Bicho André).

Mais uma estrela
Passei dois dias em abstinência de notícias e quando volto a consumir, tomo um choque. Acabei de saber que o músico Itamar Assumpção morreu ontem, por conta de câncer no intestino. Tomei um golpe grande nesta sexta e faço coro ao amigo, poeta e prosador Ademir Assunção - parceiro de Itamar -, que me mandou email, dizendo "pode olhar para o céu esta noite, porque tem mais uma estrela lá".

LS Jack
Sucesso no Brasil inteiro com a música "Carla", o LS Jack já finalizou "Tudo outra vez", quarto disco da carreira. A música de trabalho é uma balada, chamada "Sem radar". A banda regravou ainda "Amanhã não se sabe", do Titã Sérgio Britto, e fez uma versão para "Over my shoulder", chamada "Aquele olhar", de Mike Rutherford e Paul Carrack. Assinam a versão o produtor Rick Bonadio e o vocalista Marcus Menna.

quinta-feira, junho 12, 2003

Vocês sabiam...
O Dia dos Namorados foi instituído por causa do romance entre Romeu e Julieta? Quando o texto foi escrito, as primeiras encenações da peça localizavam o dia da morte do casal em 12 de junho. A data acabou ficando marcada porque em 12 de junho de 1519, um casal de namorados, também na Itália, teve um fim trágico. A donzela, que se chamava Paola, se matou juntamente com o amado, Nicolla, porque o amor dos dois era proibido. A moça estava sendo cobiçada pelo Papa Alexandre, pai de César e Lucrécia Bórgia. Ao longo dos séculos, outras tragédias envolvendo casais aconteceram nesta mesma data, incluindo umas batidas de carro na BR-101.

Fome zero em Macaé
Macaé continua dando banho em mobilização comunitária na Campanha Fome Zero. Hoje, às 18h30, tem nova reunião do comitê local do movimento, na sede do Sindipetro NF. O sindicato está centralizando as doações no município. Leia mais aqui.

Enquanto isso, na periferia de Petrocity
Mais uma criança morreu de fome em Campos, segundo matéria de O Diário.

Eleição na UFF
Depois da eleição na Uenf e na Fafic, outra universidade em Campos vai entrar em campanha. Será a UFF, que terá votação nos dias 8 e 9 de julho. Até agora, só há uma chapa inscrita, com José Luis Vianna e Beth Juliboni — candidatos, respectivamente, a diretor e vice.

Exemplos
O coleguinha Márcio Fernandes é um camarada correto. Leu aqui no blog a notícia sobre a ida de Antônio Carlos Rangel para um cargo importante na Petrobras (leia nota abaixo) e deu o devido crédito na matéria que o Monitor publica hoje. Em episódio recente, na época do namoro entre o prefeito Arnaldo Vianna e o PT, o coleguinha Paulo Renato Porto fez o mesmo, na Folha da Manhã.

Deturpação
Em nota de primeira página no Jornal O Diário de hoje, o PSB informa que o TCE "aprovou a gestão fiscal do ex-Governador relativa aos três primeiros meses de 2002, e responsabilizou a ex-governadora Benedita da Silva pelo não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal".
Sem comentários.

Farrapo humano
Tudo indica que a mulher deitada na calçada do Parque Alberto Sampaio — flagrada pelo Jornal Monitor Campista, que publica a foto na edição de hoje — é velha conhecida do Calçadão. Durante muito tempo, ela ganhou a vida pedindo dinheiro próximo à Caixa, embora seja portadora de uma doença contagiosa, que acabou passando para o próprio filho (que a acompanhava na mendicância): a hanseníase.
No Ferreira Machado, fui informada, na época, que a tal mulher se recusava a fazer o tratamento. E o filho, hoje um adolescente, ía pelo mesmo caminho. A doença já chegava a um nível bem avançado, com a perda das extremidades dos dedos. Se ela continua nas ruas, provavelmente vai definhar até que o corpo não tenha mais resistência para se manter vivo. Parece-me simplismo justificar este quadro tão degradante com a desculpa de que ela não aceita o tratamento. A hanseníase tem cura, e a saúde dos cidadãos é dever do estado.

quarta-feira, junho 11, 2003

Derrame tóxico
A população de Uberaba, em Minas, está vivendo momentos de sufoco que os campistas conhecem muito bem. O abastecimento de água foi cortado por tempo indeterminado, prejudicando 260 mil habitantes. Tudo porque um trem, carregado de produtos químicos, descarrillou e tombou sobre a ponte do rio Congonhas.








Vestibular 2004
Termina nesta sexta, 13/06, o prazo de inscrição para o Exame de Qualificação do Vestibular da UENF e da UERJ para 2004. A taxa, no valor de R$ 29, deve ser paga em uma das agências credenciadas do Banerj. O envio do formulário de inscrição, pelos correios, pode ser feito até segunda, 16/06.

[momento AM]
Hoje é aniversário do urgentista Rodrigo Florêncio. Parabéns, velhinho ! Mais um trintão na fita ! E, no sábado, todo mundo naquele bar que um dia foi conhecido como Bicho André.

terça-feira, junho 10, 2003

Restaurante Popular na Lacerda Sobrinho
Já está definido onde funcionará, em Campos, (RJ) o Restaurante Popular com refeição a um real. A construção deve ocorrer em terreno na rua Lacerda Sobrinho, 72, no Centro. A desapropriação foi publicada nesta terça 10, no Diário Oficial do Estado. O restaurante, que deve ser inaugurado em dezembro, terá 160 lugares, com previsão de servir 1.500 refeições por dia. A competência administrativa e promoção de licitações necessárias ficarão a cargo da Fundação Estadual Norte Fluminense (Fenorte).
Fonte: Secom/RJ

Esses números...
A ONG Cidade 21 está chamando a atenção para uma curiosa diferença nos preços de asfaltamento de duas ruas em Campos. Eles fotografaram as placas, fizeram as contas e chegaram à conclusão de que o asfaltamento da rua Manoel Teodoro, na Pelinca, está saindo a R$ 14,28 o metro quadrado. Já a Domingos Viana, no Turf, está saindo a R$ 74,68 o metro quadrado. A primeira obra é feita pela empresa Pavinorte. A segunda, pela empresa Imbé. O que faz a ONG concluir que "ou a Pavinorte teve um enorme prejuízo ou a Imbé um enorme lucro”. Outra hipótese levantada pela organização é mais camarada: “quem sabe se acertaram?".

Sindicalista na Petrobras
O petista Antônio Carlos Rangel, ex-vereador em Campos por dois mandatos e ex-presidente do partido no município, pediu licença do cargo de diretor do Sindipetro NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) para assumir a coordenação de meio ambiente na área de gás e energia da Petrobras, no Edise, no Rio. Leia mais aqui.

Mais uma
Acrescentei mais um nome à lista de queridas escritoras. Trata-se de Ana Elisa Ribeiro. Ela agora se junta à Indigo, Daniela Sigaud e Mara Coradello. Dia desses, escrevo um artigo sobre o quanto estas quatro gurias são importantes para mim.

Mais um
E o poeta Artur Gomes aderiu ao bloguismo. Veja aqui o Caminho Fulinaímico.

Utilidade pública
Se alguém aí conhece o proprietário do Vectra verde, placa LAJ 9449, de Campos, favor pedir para não jogar mais papel nas ruas da cidade, como acabou de fazer o distinto motorista na 28 de Março, próximo à Beira Valão.

Tecnologia Social
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2003, que seleciona soluções nas áreas de saúde, educação, água, energia, habitação, renda, alimentação e meio ambiente. O prazo final é 30 de junho. Serão distribuídos seis prêmios de R$ 50 mil. Outras informações podem ser obtidas no site www.cidadania-e.com.br.





Ética em questão
O advogado Clóvis Sahione obteve liminar para suspender o processo movido contra ele no Tribunal de Ética da seção fluminense da OAB. Sahione, que defende fiscais e auditores presos sob acusação de corrupção no Rio, teria sido flagrado orientando clientes a mudarem a letra na hora de preencherem formulários de exame grafotécnico. Mas o advogado rebate, afirmando que seus clientes estavam algemados e sem sensibilidade nas mãos. A informação está no ESPAÇO VITAL.

Constatação
Guardem bem essa frase: o amor é um ovo de urubu.
[thanks, ju, alexandro, diego, wellington e mury]

Próxima estação: esperança
Com exemplos como esse, eu acabo acreditando que a "literatura carioca" tem salvação.

Muito Bom
Depois dos merecidos elogios de Vítor Menezes ao grupo Los Hermanos, um dos melhores da atualidade, rendo-me ao Perfil de Zeca Baleiro. O sonzinho gostoso do violão em Telegrama é imperdível, assim como a parceria com Zeca Pagodinho em Samba do Aproach. Isso sem falar na beleza da interpretação de Baleiro para Lenha, que também é de sua autoria. Na verdade é difícil selecionar uma música. O CD inteiro é uma viagem.

[momento am]
Um alô para os alunos do 4º ano de Jornalismo, que fizeram o Provão no último domingo.

segunda-feira, junho 09, 2003

Mordidos pelo leão
Quer consultar o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda ano base 2002? Então, clique AQUI.

Problemas de circulação
Deu no Blue bus: caiu em todo o mundo a circulação de jornais. A culpa é da crise na economia global. No Brasil, houve uma queda de 9,1% nas vendas de jornais em 2002. Leia mais aqui.

Outro lado
A comemorada reabertura de trechos das ruas Alberto Torres e Carlos de Lacerda, no Centro de Campos, é, na verdade, um mau sinal. No primeiro caso, a população perde espaço numa bela praça. No segundo, fica a constatação de que um corredor cultural simpático não sobreviveu. Leia sobre as mudanças aqui.

Fala sério!
É ou não é a coleguinha Angélica Paes na foto da capa do Monitor de domingo — que ilustra chamada de matéria feita pela própria sobre prevenção ao câncer de boca?

Fala sério! 2
O coleguinha Eduardo Augusto de Souza, que assina matéria no Monitor deste domingo sobre a história de imprensa de Campos, é o mesmo jornalista Eduardo Augusto de Souza que é citado no texto como sendo coordenador de uma pesquisa sobre o tema?

Mitchu
Acontece no próximo sábado, às 22h, no Taco´s Beer (ex-Bicho André), a festa dos 30 anos do Mitchu! DJ e banda Cactus Kid confirmados. Todos os urgentistas estão convocados. Quem mais quiser convites, postar aqui. Ou falar com Jorge Rocha ou Vitor Menezes.
PS: César Ferreira - aquele fotógrafo maluco, meu amigo - vai estar amanhã, terça-feira, fazendo a entrega dos convites no Assis.

domingo, junho 08, 2003

Ressaca do petróleo
O Jornal do Brasil deste domingo 8, publicou reportagem sobre petróleo, citando a Bacia de Campos como responsável por 87% da produção nacional. O mais interessante é que alerta para a necessidade de aproveitar o recurso para investir em áreas que permitam alavancar as economias municipais, já que é "inevitável o declínio da produção da Bacia de Campos".
Bem, isso não é nenhuma novidade. Contudo, é bom que os grandes jornais dêem este enfoque. Quem sabe assim as nossas autoridades não acordam? Leia os textos do JB clicando AQUI.

Zelig
Saiu mais uma edição da revista Falaê !, agora abordando o tema "identidade". Clique aqui e leia um texto deste que vos digita. Aproveite a oportunidade e leia também o excelente artigo do baiano João Filho sobre a tal geração 00 e o conto de Jorge Cardoso, o Nick Cave da literatura brazuca.

Macaé na página de economia do O Globo
A exploração do petróleo no Norte Fluminense proporcionou a Macaé, a 182 quilômetros do Rio, um vigor econômico que contrasta com o momento que o Brasil atravessa. Os petrodólares não param de entrar...
Acima, trecho de reportagem publicada neste domingo 8, no Jornal O Globo. Leia a íntegra da matéria clicando bem AQUI.

sábado, junho 07, 2003

Promessas
João Paulo Arruda, em andanças por Campos neste final de semana, prometeu colocar em dia a sua contribuição para o urgente!. Ele promete polêmica para esquentar a audiência. Não confundir com João Kleber.

[momento AM]
A coleguinha Paula Virgínia, do Monitor, deu aquela força para o urgente! hoje, na sua coluna. Valeu Paulinha.

sexta-feira, junho 06, 2003

Rio Paraíba em tempo real
As águas do Rio Paraíba do Sul serão monitoradas em tempo real. “Comprometemo-nos a criar um mecanismo capaz de detectar os agentes poluentes nas águas do Paraíba do Sul com informações enviadas em tempo real, via satélite, a agências da Cedae", disse, nesta sexta 6, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino, enquanto participava do Seminário de Tecnologia da Água, na Uenf, em Campos (RJ).

O pivô para a iniciativa do governo foi o recente despejo de carga poluente no Rio Pomba (MG), que alcançou o Rio Paraíba e prejudicou a lavoura, pesca e o fornecimento de água tratada à população do Norte Fluminense.
Quer saber mais? Clique AQUI.

Perigo...Perigo...
No mercado cósmico, terráqueos valem bem menos que marcianos. Para procurar por vestígios de vida em Marte, a NASA gastou cerca de 800 milhões de dólares na confecção de robôs de última geração, movidos a energia solar. Enquanto isso, aqui na Terra, um bilhão de seres humanos — de carne e osso — sobrevivem com menos de um dólar por dia, nos países em desenvolvimento. E metade da população da Terra (algo em torno de 3 bilhões de indivíduos) vive com menos de dois dólares por dia. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Jeitinho
É feia a crise nas universidades públicas brasileiras. Na UFF, em Campos, está em estudo a proposta de utilização de uma parte do terreno como estacionamento pago. Tudo para levantar uma grana para tocar o dia-a-dia da universidade.

Contra a parede
E o Jorge Rocha, o que acha da reeleição da professora Regina Sardinha para a direção da Fafic?

Pau puro
Hoje é dia do pau quebrar no Congresso Nacional da CUT. Em pauta, estarão as reformas propostas pelo companheiro Luiz Inácio. Detalhe importante: Lula não mais estará lá.

quinta-feira, junho 05, 2003

Alunos inadimplentes
A Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino iniciou lobby, em Brasília, para rever as regras sobre estudantes com mensalidades em atraso. A Confederação pretende alterar a Medida Provisória 1.930 que determina que inadimplentes podem permanecer na escola até o fim do período letivo, semestral ou anual.

Por falar em mensalidade, a Faculdade de Medicina de Campos (RJ) passará a ter curso de Farmácia. O custo mensal, para o aluno, será de 600 reais.

Mais amor
O Hospital dos Plantadores de Cana está desenvolvendo há algum tempo um programa interessante para aumentar o peso dos bebês prematuros. É o Mãe-Canguru, no qual a criança, que não corre mais riscos de vida, fica grudada ao colo da mãe numa espécie de bolsa. O contato materno contribui para o bebê ganhar peso com mais rapidez e ainda diminui o risco de infecções. O HPC é o único da região a desenvolver o método. Aliás, amanhã, às 11h, o hospital estará inaugurando um Centro Obstétrico.

Mudanças
Hoje tem eleição para a direção da faculdade de Filosofia de Campos (Fafic). Duas chapas concorrem. De um lado a atual diretora, Regina Sardinha e o professor Luiz Claúdio Barbosa e do outro o vice-diretor da instituição, Wainer Teixeira de Castro e a professora Sandra Vianna. Apesar das chapas terem como cabeças os atuais responsáveis pela Fafic a proposta é de mudanças significativas.

Debate: Rio Paraíba e Cataguazes na TVE
O programa Direito em Debate, da TVE, discute hoje (5/06), tema que muito interessa à população do Norte e Noroeste Fluminense, para não dizer a todos. O Rio Paraíba do Sul será o mocinho do programa e a vilã a Indústria Cataguazes, que recentemente provocou o derramamento de substância tóxica no rio. Em Campos (RJ), foram mais de 10 dias sem água tratada nas torneiras e a pesca ficou proibida. O programa vai ao ar às 21h. Vale conferir! Quem já assistiu ao Direito em Debate sabe que o programa é de alto nível.

quarta-feira, junho 04, 2003

Mais petróleo
Veja o que será manchete nos jornais de amanhã: descoberta da Petrobras deverá aumentar em 30% a produção nacional de petróleo. A notícia partiu da Feira Brasil Offshore, aberta hoje em Macaé. Leia mais aqui.

Globo local
Parece cada vez mais próximo o fim das negociações entre o grupo dono das TVs Alto Litoral (Lagos e Norte Fluminense) e TV Serra+Mar (Serrana e Noroeste) e o Grupo Folha da Manhã (TV Planície). A idéia é comprar o canal da Planície (sem a concessão da Rede SBT) para transformá-lo na TV Globo local. A notícia parece boa para Campos, porque pode alavancar o mercado e ampliar a cobertura jornalística na cidade. Ou não.

Torcida
O jornal O Debate, de Macaé, acredita que Paulo Feijó é favorito na disputa pela Prefeitura de Campos em 2004. Na edição de ontem, matéria que abriu a página 3 não disfarçou a torcida: "Franco favorito ao pleito campista de 2004, o deputado federal Paulo Feijó, após 10 anos de militância no PSDB abandonou, de vez, o ninho tucano...". O Ururau diria que ser favorito "ao" pleito não quer dizer muita coisa. Melhor é ser favorito no pleito, mas essa é uma outra conversa. O que importa é que o prefeito de Macaé, Silvio Lopes, é assim com Feijó, logo...

MST: adeus à Fazenda Abadia
Integrantes do MST (Movimento dos Sem-Terra) têm até 8 horas desta quarta-feira (4/06), para deixarem a Fazenda Abadia, em Campos (RJ), conforme determinação do juiz Carlos de Azeredo Araújo. Nesta terça, oficiais de Justiça e defensores públicos estiveram na propriedade, com o grupo de aproximadamente 250 pessoas, que será levado para uma terra perto de Serrinha, na BR-101.
Fonte: Agência ABr

terça-feira, junho 03, 2003

Cadê a democracia?
Os deputados Osmânio Pereira (PSDB-MG) e Salvador Zimbaldi (PSDB-SP) foram afastados nesta terça 3, do PSDB, por não seguirem as orientações do partido. A gota d`água foi a abstenção deles na votação de uma emenda referente à medida provisória do salário mínimo. A notícia está no Diário Online.

Talvez a intolerância do PSDB tenha contribuído para que o deputado Paulo Feijó - único representante do Norte e Noroeste Fluminense na Câmara dos Deputados - deixasse a legenda. Há pouco tempo, Feijó filiou-se ao PP (antigo PPB).

Demissões
A semana começou mal para oito jornalistas da Revista Época, que foram demitidos nesta segunda (02/06). São eles: Kaike Nanni e Angélica Santa Cruz, editores executivos; Fabrício Marques, Guilherme Evelin e Igor Fuser, editores; Rosângela Baia, repórter; Antônio Gonçalves Filho, repórter especial; e Marcelo Cutti, editor de arte. Motivo: redução de despesa. A informação está no Comunique-se.

Mensalidade em universidade pública
O apoio do ministro da Educação ao projeto que estipula mensalidades para ex-alunos de universidades públicas vai dar muito o que falar. O projeto, do ex- deputado Padre Roque, do PT, prevê uma contribuição dos profissionais que ganhem mais de R$ 30 mil por ano às universidades onde estudaram.Pode parecer uma afronta ao ensino público, mas tem fundamento. Basta lembrar que grande parte dos alunos que chegam à universidade pública provêm da rede privada de ensino. Enquanto as universidades particulares, que se proliferam pelo país, estão recheadas de estudantes oriundos da escola pública.

Lula cresce
Apesar de toda a polêmica em torno da taxa de juros, parece que a população está cada vez mais confiante no presidente Lula. Segundo pesquisa CNT/Sensus, a popularidade de Lula cresceu de 47,7% em abril para 51,6% em maio.

"Paraíba do Sul em Questão"
A situação do Rio Paraíba do Sul e as conseqüências do derrame tóxico provocado pela Cataguazes Papel serão debatidos nesta quinta-feira, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no ciclo de palestras e debates “Paraíba do Sul em Questão”. O evento, que integra a V Semana de Meio Ambiente da UENF, vai reunir, das 8h às 18h, no Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH), representantes da Serla, Feema, Ibama, Ministério da Agricultura, Águas do Paraíba, Purac, além de membros dos diversos laboratórios da UENF.

O evento será dividido em dois temas centrais: “Qualidade da água no Paraíba; riscos ambientais; alternativas para captação de água”, que será debatido na parte da manhã, e “O acidente ecológico no Paraíba do Sul: conseqüências e perspectivas futuras”, tema a ser discutido durante a tarde.

O que há com ele?
Está encafifado com a onda de e-mails que prometem aumentar o tamanho do seu pênis? Carlos Heitor Cony também. Leia aqui.

Menos uma
Acaba de ficar mais dura a briga pela instalação de uma refinaria no Norte Fluminense. O Ministério das Minas e Energia está revendo a disposição de envolver a Petrobras na construção de duas unidades de refino e afirma que a decisão se deve à queda no consumo. A estatal se mantém com planos de participar da construção, agora, de apenas uma refinaria. A localização continua sendo um mistério. Leia mais aqui.

Segurando as pontas
O jornalista Herbson Freitas foi reeleito na presidência da AIC (Associação de Imprensa Campista). Leia mais aqui.

Literatices
O site Capitu mostra uma radiografia completa do livro Geração 90 - os transgressores.

Meme
Id não existe

Sugestão de pauta para segundo caderno
Alguns músicos de Campos se renderam à música feita no computador. O material produzido é de qualidade surpreendente – não, essa não foi uma observação maldosa. A qualidade surpreendente está nos arranjos, que trazem dinamismo à produção e nada ficam a dever à composições elaboradas por bandas – no estilo tradicional. Aí estão Thiago Kherzer, Clássicos Eternos e Cabrunco para comprovar essa evolução. Clique aqui e baixe algumas músicas deles.

Dúvida cruel
A cara amiga Marcelle Louback - que é estudante de Comunicação Social - me perguntou ontem: vale a pena insistir no jornalismo cultural em Campos ?

segunda-feira, junho 02, 2003

Bem aventurados
Não deixem de ouvir Ventura, o novo do Los Hermanos. Mas afastem os objetos cortantes. Os rapazes abusaram das letras "cabeça" e debocham das noções de sucesso, de vitória e de politicamente correto. O vencedor e Cara estranho são desta família. "Olha lá quem acha que perder / é ser menor na vida", diz a primeira. "Tem tudo sempre às suas mãos / mas leva a cruz um pouco além / talhando feito um artesão / a imagem de um rapaz de bem", manda a segunda. O site da banda disponibilizou trechos de algumas faixas.

Coleguinhas
Estão abertas até a próxima sexta-feira as inscrições para o Prêmio Onip de Jornalismo. O prêmio é de R$ 5 mil, nas categorias jornal e revista. A iniciativa é da Organização Nacional da Indústria do Petróleo e contempla trabalhos publicados na imprensa nacional sobre o setor petróleo. Está faltando uma categoria para a imprensa regional. Mais informações, aqui.

domingo, junho 01, 2003

Paisagens tecnológicas
Ciberespaço, interface, espetáculo e mídia digital. Isso é o que alimenta Antoni Muntadas. Para quem está estudando Cultura da Interface, acompanhar este distinto senhor até que não soa tão mal.

I'll be back
O outro JR está de volta na praça.

Falta de respeito
Antes do show da Maria Bethania começar, ontem (31/05), no Teatro Trianon (Campos-RJ), ouviam-se comentários sobre a dificuldade de se conseguir ingressos para as poltronas mais próximas do palco. Os murmurinhos davam conta de que tem sido praticada a reserva de ingressos antes mesmo de começarem, oficialmente, as vendas para o show.
Eu estive lá. A apresentação da cantora foi ótima. Músicos nota 10. Mas sobre esta questão dos ingressos, posso dizer que o meu foi comprado no primeiro dia de vendas, às 18h, e acabei ficando lá atrás - na fila Q.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Registro: uma pessoa foi cumprimentar um casal que estava perto de mim e disse, sem qualquer constrangimento, para, da próxima vez, falar com ela antes, pois ela (que trabalha ali) pode fazer as reservas antes de começarem as vendas. Preciso dizer mais alguma coisa?

users online